Guedes volta a dizer que pretende reduzir encargos trabalhistas

Guedes volta a dizer que pretende reduzir encargos trabalhistas

Em evento realizado em São Paulo, ministro da Economia também prometeu melhorar os programas sociais

R7

publicidade

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender, nesta segunda-feira, a redução dos encargos trabalhistas, custos obrigatórios pagos mensalmente sobre a folha de pagamento. Ele também prometeu melhorar os programas de cunho social e afirmou que o país é ator fundamental na reconfiguração das cadeias produtivas mundiais.

"Nós vamos melhorar os programas sociais nessa rampa de ascensão social. O Brasil gerou mais de 12 milhões de empregos antes de mexermos nos encargos. Lá na frente, nós vamos rever isso. Nós temos que remover a bomba de destruição em massa de empregos que são os encargos trabalhistas. Vamos ter que atacar esse problema também", afirmou.

O fim dos encargos é uma promessa antiga do ministro da Economia e tratam-se, basicamente, de quanto custa manter cada funcionário na empresa. Guedes avalia que eles são "o pior imposto do mundo". Guedes afirmou ainda que o país é ator fundamental na reconfiguração das cadeias produtivas mundiais, reformulada a partir da guerra entre Rússia e Ucrânia. "Nessa reconfiguração de cadeias globais, o Brasil surge como incontornável, o Brasil é a obviedade", disse.

Segundo o ministro, a avaliação se dá por duas razões. "Primeiro por estar perto, o nearshore, tem que estar perto a logística, porque pode ter guerra a qualquer momento, a geopolítica. E segundo, friendshore, tem que ser amigo, tem que ser democracia. O Brasil está perto, é amigo e vai receber essa corrente de investimentos."

As declarações foram dadas por Guedes durante o Apas Show, uma das maiores feiras de supermercados do mundo, que ocorre no Expo Center Norte, na capital paulista. De acordo com os organizadores, a 36ª edição é a maior da história, com mais de 800 expositores. O evento ocorre entre 16 e 19 de maio.

Segundo Ronaldo dos Santos, presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), os estabelecimentos faturam R$ 166 bilhões por ano em São Paulo, correspondem a 7% do produto interno bruto (PIB) paulista e arrecadam R$ 9 bilhões em impostos.

Participam do evento o presidente Jair Bolsonaro e os ministros Ronaldo Bento (Cidadania) e Marcos Montes (Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Estiveram presentes os ex-ministros Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), pré-candidato ao Governo de São Paulo, e Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), pré-candidato à Câmara dos Deputados, além do prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB).


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895