Homens devem gastar mais no presente para Dia dos Namorados
Dados da Fecomércio apontam que 80% dos consumidores pagarão compras à vista
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Artigos de vestuário foram os mais citados como intenção de compra, com 43,7% da preferência, seguidos de perfumes e cosméticos (18,2%), flores (13,1%) e calçados (10,5%). Os locais preferidos de 66,5% dos gaúchos para fazer as compras no Dia dos Namorados serão as lojas do centro das cidades, índice que sobe para 76,1% como destino de consumo para os entrevistados da classe baixa. Para todas as classes econômicas, os shoppings aparecem como segunda opção, com a preferência de 27%, subindo para 42,9% da preferência para as compras do público da classe alta.
No Dia dos Namorados cerca de 80% dos consumidores devem fazer compras à vista, contra 20% que pretendem adquirir os presentes a prazo. Entre os que optarão por dividir o valor do presente, a grande maioria (71,1%) parcelará em até três vezes. Outro dado da pesquisa aponta que 61,6% dos entrevistados têm a intenção de proporcionar algum evento especial em comemoração à data. Desses, 48,5% citaram o desejo de frequentar bares ou restaurantes e 30,4% preferem almoço e jantar especial em casa.
A parcela de consumidores que pretende gastar mais neste ano em relação a 2013 é de 40,3%, enquanto que os que manifestaram intenção de desembolsar muito mais pelos presentes somam 3,5%. Assim como no valor, os homens também lideram no número de presentes que pretendem adquirir, com média de 1,3 unidades, contra 1,1 unidades pelas mulheres. “Enquanto 14% das mulheres pretendem adquirir mais de um presente, entre os homens esse percentual é de 21,8%”, destaca o presidente da Fecomércio-RS, Zildo De Marchi. Segundo a pesquisa, enquanto 36,9% das mulheres manifestaram que pretendem gastar mais do que R$ 100,00, entre os homens esse percentual sobe para 43,6%.
Os locais preferidos pelos gaúchos para fazer as compras no Dia dos Namorados serão as lojas do centro das cidades (66,5%), índice que sobre para 76,1% como destino de consumo para os entrevistados da classe baixa. Para todas as classes econômicas, os shoppings aparecem como segunda opção, com a preferência de 27%, subindo para 42,9% da preferência para as compras do público da classe alta.
O levantamento ouviu 385 pessoas em Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas e Ijuí, consideradas as principais cidades de cada macrorregião do Estado.