HSBC vai vender atividades no Brasil e demitir 50 mil no mundo

HSBC vai vender atividades no Brasil e demitir 50 mil no mundo

Banco quer reduzir custos em até 5 bilhões de dólares

AFP

HSBC vai demitir 50 mil no mundo e vender atividades no Brasil

publicidade

O banco britânico HSBC anunciou nesta terça-feira que suprimirá 50 mil postos de trabalho como parte de uma reestruturação mundial, que inclui a venda de suas atividades no Brasil e na Turquia.

O HSBC deve eliminar quase 10% do número de funcionários, entre 22 mil e 25 mil empregos, segundo um plano divulgado em seu site. Além deste número, outros 25 mil postos de trabalho devem ser suprimidos com o encerramento das atividades em solo brasileiro e turco.

No Brasil, no entanto, o banco pretende manter uma presença para os clientes institucionais. O HSBC fechará várias agências ao redor do mundo, acelerará o processo das transações e vai deslocar milhares de postos de trabalho para países "de baixo custo e alta qualidade" de mão de obra, segundo o plano do banco.

A decisão é parte da meta de "reduzir os custos em algo entre 4,5 e 5 bilhões de dólares anuais até 2017", segundo uma nota enviada à Bolsa de Hong Kong. O HSBC também pretende "acelerar os investimentos na Ásia", em particular no sul da China e no Sudeste do continente, "para captar oportunidades de crescimento futuro e adaptar-se às evoluções estruturais" do mercado bancário.

O diretor geral do HSBC, Stuart Gulliver, vai apresentar o plano do banco em uma reunião em Londeres com investidores. O maior banco da Europa sofreu uma queda nos resultados em 2014 e foi afetado por grandes multas, sobretudo no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895