IBGE: número de empresas que investem em inovação recua no Brasil

IBGE: número de empresas que investem em inovação recua no Brasil

Pesquisa Pintec atualiza dados da indústria brasileira nos últimos anos

Correio do Povo

Pesquisa Pintec atualiza dados da indústria brasileira coletados no ano de 2022

publicidade

Em 2022, das 9,5 mil empresas com mais de 100 trabalhadores no Brasil, das indústrias extrativas e de transformação, 6.856 - ou 68,1% - promoveram a inclusão de algum produto inédito ou substancialmente melhorado, ou incorporaram algum processo de negócio novo ou aprimorado para uma ou mais funções de negócios da empresa. O número é inferior ao constatado no ano de 2021, quando 70,5% das companhias apostaram em medidas inovadoras.

Os dados são da mais recente Pesquisa de Inovação (Pintec) Semestral 2022: Indicadores Básicos, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada na manhã desta quarta-feira com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ainda de acordo com o levantamento, em 2022, 33,0% das empresas inovaram tanto em produto quanto em processo de negócios, percentual menor do que o observado em 2021 (37,8%). O documento destaca o aumento relativo no percentual de empresas que inovaram apenas em processo de negócios (20,9%) e apenas em produto (14,2%) em relação ao ano anterior, onde, respectivamente, 20,0% e 12,7% inovaram nessas categorias de inovação em 2021.

Setores mais inovadores

Os setores mais inovadores em produto e/ou processo de negócios em 2022 foram: Fabricação de máquinas e equipamentos (89,3%), Fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (87,5%), Fabricação de produtos químicos (87,4%), e Fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (86,6%).

Conforme o IBGE, a Pintec Semestral constitui uma novidade metodológica sob diversos ângulos, cabe ressaltar que, a exemplo de suas duas primeiras edições, esta terceira é igualmente divulgada sob o selo de Investigações Experimentais.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895