Inflação global caiu, mas permanece acima da meta em quase todas as economias, diz FMI

Inflação global caiu, mas permanece acima da meta em quase todas as economias, diz FMI

Avaliação sobre o quadro está no Relatório Perspectiva Econômica Mundial

AE

publicidade

O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirma que a inflação global caiu para 5,3% no segundo trimestre deste ano, na comparação anual, ante os 11,6% presenciados no segundo trimestre de 2022. O núcleo da inflação também registrou decréscimo, caindo a 4,9% no trimestre encerrado em junho deste ano, ante um pico de 8,5% registrado em 2022, sempre ante iguais períodos do ano passado. A avaliação sobre o quadro está no Relatório Perspectiva Econômica Mundial, divulgado nesta terça.

"Mesmo que os bancos centrais tenham tomado medidas decisivas, a inflação permanece acima da meta em quase todas as economias com uma meta de inflação", analisa o FMI, ao afirmar que, nos EUA, a luta contra a inflação tem sido rigorosa principalmente devido à resiliência do mercado de trabalho local.

A pesquisa pontua que a queda da inflação foi puxada pela baixa nos preços de energia globais, com os preços do petróleo bruto diminuindo durante 2023. O valor do barril da commodity caiu diante de menor procura mundial, "parcialmente afetada por uma política monetária global mais restritiva, que reduz a atividade", afirma o FMI no relatório.

Além disso, o Fundo pondera que parte dos esforços da Organização dos Países Exportadores de Petróleo em reduzir a oferta tem sido contrabalançada pelo avanço na oferta por parte dos países que não são integrantes do cartel, como os Estados Unidos.

O FMI também comenta que os preços de alimentos diminuíram modestamente em 2023, com procura reduzida, compensada pela diminuição na oferta. Além disso, a normalização da cadeia de fornecimento ajudou a reduzir o núcleo da inflação.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895