Instalação de centro aeronáutico pode gerar 1,3 mil empregos em Guaíba

Instalação de centro aeronáutico pode gerar 1,3 mil empregos em Guaíba

Documento foi assinado nesta quarta pelo governo do RS com a empresa Aeromot

Correio do Povo

publicidade

Um protocolo de intenções para a instalação de um centro tecnológico aeronáutico no distrito industrial de Guaíba foi assinado nesta quarta-feira pelo governo do Rio Grande do Sul com a empresa Aeromot, que trabalha com montagem de aeronaves. O documento estabelece que na primeira fase do projeto o local receberá um aporte de R$ 80 milhões. O investimento total estimado chega a R$ 300 milhões, com possibilidade de gerar 500 empregos diretos e 800 indiretos. 

A partir do cumprimento das etapas de licenciamento ambientais e de aprovações dos órgãos reguladores, as obras do projeto devem ser iniciadas em 2023. Além da montagem de aeronaves e fabricação de componentes e peças aeronáuticas, o empreendimento também será ambiente propício para o desenvolvimento de programas de offset, transferência de tecnologia e pesquisa e desenvolvimento.

A Aeromot é fornecedora de aeronaves de uso múltiplo, conhecidas como aeronaves “multimissão”, tendo fornecido aeronaves com estas capacidades para diversos órgãos públicos, como: Corpos de Bombeiros de MG e RO, Policiais do RS, RN, RJ e Polícia Federal. Além disso, a empresa consolidou-se no mercado como uma das principais vendedoras de aeronaves novas no Brasil, para o setor privado principalmente. Ao todo a empresa entregou 47 unidades nos últimos cinco anos. Outras 32 aeronaves, incluindo aviões e helicópteros para segurança pública e proprietários privados, serão entregues nos próximos três anos.

“É um passo muito importante para o nosso Estado, que teve no passado uma grande vocação aeronáutica. A partir desta assinatura, poderemos retomar essa vocação com uma montadora de aeronaves e um centro de tecnologia no município de Guaíba, gerando emprego e renda e desenvolvimento econômico”, disse o governador Ranolfo Vieira Júnior. Secretário de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin disse que o Estado movimentou todas as bases necessárias para possibilitar o investimento. 


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895