Land Rover Defender deixa de ser fabricado

Land Rover Defender deixa de ser fabricado

Cerimônia no Centro da Inglaterra marcou final do veículo

AFP

Land Rover Defender deixa de ser fabricado

publicidade

Depois de 68 anos de serviço, o lendário Land Rover Defender, jipe 4x4 utilizado pela rainha Elizabeth II e por James Bond, deixou de ser fabricado esta semana. Mais de dois milhões de unidades foram produzidos pela britânica Jaguar Land Rover (JLR) desde o Land Rover original em 1948.

Nesta sexta-feira, uma breve cerimônia na fábrica de Solihull, Centro da Inglaterra, marcou o final do veículo, um autêntico orgulho britânico exportado para o resto do planeta. A impossibilidade de adaptar o modelo aos novos parâmetros de segurança e de emissões de poluentes acabou com a produção do Defender, disponível em vários modelos.

"É a morte de um ícone", afirmou à BBC Simon Collins, do Clube Land Rover, uma associação de fãs da marca. Extremamente resistente e robusto, o Defender ainda é utilizado por muitos serviços de emergência ao redor do mundo e está presente em vários cenários de guerra.

Ao mesmo tempo é possível encontrar o veículo em bairros de luxo de Londres, assim como constatar sua presença em muitos filmes, como o recente "Operação Skyfall", de James Bond.  A rainha Elizabeth II é uma fã do carro e o dirige desde que assumiu o trono britânico em 1952. 

"É um carro que transcende as classes sociais. Todos podem dirigir, o camponês que tenta atravessar um campo com lama ou a rainha quando percorre Windsor. Tem o dom de não destoar em Chelsea ou em uma zona de guerra", afirmou Jim Holder, editor das revistas "Autocar" e "What Car?". "Mas a verdade é que não era mais tão vendido", completou o jornalista.

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895