Lei de Recuperação Fiscal: Tesouro vai propor ajustes para melhorar caixa de Estados e municípios

Lei de Recuperação Fiscal: Tesouro vai propor ajustes para melhorar caixa de Estados e municípios

Governo quer propor que, a partir de 2027, possam ser adotadas medidas prudenciais de contratações de novas obrigações ou majoração de existentes

AE

publicidade

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, disse nesta quarta-feira (26) que o governo proporá uma alteração na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para melhorar disponibilidade de caixa de Estados e municípios. Proposta será enviada ao Congresso em agosto. 

"É comum o ente fechar o exercício sem caixa suficiente para honrar compromissos que ele já assumiu. Isso é semelhante a entrar no cheque especial, e o ente começa a atrasar pagamentos de fornecedores e de pessoal. Isso resulta em colapso de serviços públicos essenciais", afirmou. "Aí a União precisa intervir, mas a situação já está muito dramática", completou.

Por isso, o governo irá propor uma previsão de que, a partir de 2027, em caso de descasamento entre caixa e obrigações, sejam adotadas medidas prudenciais de contratações de novas obrigações ou majoração de existentes. Segundo Ceron, essas medidas são semelhantes às restrições que União terá com novo arcabouço fiscal, como impedimentos à contratação de pessoal e a contratação de novas despesas.

"Mais rigor em acompanhamento de curto prazo das contas dos entes é fundamental", avaliou o secretário. "Queremos criar medidas para que em todo exercício o ente tenha dinheiro em caixa para bancar despesas já contratadas. Essas medidas restritivas serão impostas gradativamente e visam evitar colapso financeiro de Estados e municípios", acrescentou.

Além disso, a Fazenda vai levar na próxima reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) a proposta para limitar os juros aplicados a operações de crédito de entes subnacionais que não contam com o aval da União.

Ceron também destacou medidas relativas ao compartilhamento de dados recebidos pelo Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Segundo a Fazenda, hoje há um excesso de trabalho para envio de dados aos diferentes órgãos fiscalizadores e divergência nas informações. Para melhorar esse cenário, serão buscados acordos de cooperação com os Tribunais de Contas Estaduais.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895