Leilão do Campo de Libra ocorrerá mesmo com um participante, diz Lobão

Leilão do Campo de Libra ocorrerá mesmo com um participante, diz Lobão

Das 23 ações judiciais contrárias, sete foram derrubadas pela Advocacia-Geral da União

Agência Brasil

Leilão do Campo de Libra ocorrerá mesmo com um participante, diz Lobão

publicidade

Independentemente do número de interessados, o leilão do Campo de Libra será realizado na segunda-feira, disse neste sábado o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Até o momento, o governo contabiliza 23 ações judiciais contrárias, das quais sete foram derrubadas pela Advocacia-Geral da União (AGU). As demais estão sendo analisadas.

Segundo Lobão, nove grupos já depositaram a garantia para participar do leilão. “Como [o valor depositado] não é pequeno, supõem-se que eles estejam interessados. O importante é que haja participantes, seja um ou mais.”
Este será o primeiro leilão a ser feito no modelo de partilha, que terá a Petrobras como única operadora e com a participação mínima de 30% do consórcio vencedor. “Não estamos privatizando o petróleo do pré-sal, mas nos apropriando dele, porque debaixo do mar, deitado em berço esplêndido, essa riqueza de nada nos servirá", disse Lobão.

“Só em Libra, algo em torno de R$ 270 bilhões serão destinados às áreas de saúde e educação. Ao longo da exploração, que deve durar 35 anos, R$ 370 bilhões virão com a apropriação do petróleo [pela União]”, acrescentou.
Em 2013, o Brasil deverá produzir 2,1 bilhões de barris de petróleo por dia, segundo estimativa apresentada pelo ministro. A expectativa é que no período de pico de produção do Campo de Libra (cerca de 15 anos após o início das operações) a produção diária seja 1,4 bilhão de barris por dia.

O leilão do Campo de Libra – principal reserva de petróleo e gás já descoberta no país –, na Bacia de Santos (RJ), motivou protestos na quinta-feira em Porto Alegre. De acordo com um dos dirigentes da Central Sindical e Popular - Coordenação Nacional de Lutas (CSP-Conlutas), Érico Corrêa, o objetivo foi denunciar a “privatização do petróleo nacional”. “Nossa Central está nessa jornada de mobilizações para barrar a entrega das reservas brasileiras de pré-sal”, justificou.  No mesmo dia, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que  "o leilão de Libra é muito importante porque vai promover volume de investimentos de aproximadamente 180 bilhões de dólares."

Bookmark and Share

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895