Lira diz que autonomia do Banco Central significa blindagem a ingerências políticas

Lira diz que autonomia do Banco Central significa blindagem a ingerências políticas

Proposta estabelece mandatos fixos e não coincidentes para os dirigentes da instituição

AE

Câmara dos Deputados aprovou, por 339 votos a 114

publicidade

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), comemorou nas redes sociais a aprovação do primeiro projeto durante a sua gestão. Nesta quarta-feira, o plenário da Casa aprovou por 339 votos a favor e 114 votos contrários o texto-base do projeto de autonomia do Banco Central.

Bandeira histórica do BC, a proposta estabelece mandatos fixos e não coincidentes para os dirigentes da instituição. Além disso, determina que o BC tenha como objetivos, além do controle da inflação e a estabilidade do sistema financeiro, a suavização dos ciclos de atividade e o pleno emprego.

"A aprovação da independência do Banco Central representa justamente a blindagem da instituição de quaisquer ingerências políticas, uma conquista histórica do País, longamente acalentada e finalmente alcançada agora", escreveu Lira no Twitter. "É fruto de uma postura republicana de desprendimento do Executivo e de engajamento do Legislativo, emitindo um sinal claro para o mundo de que o Brasil está avançando em sua governança e previsibilidade", acrescentou.

O projeto foi apresentado pelo governo de Jair Bolsonaro como uma das suas prioridades ao Congresso Nacional.

"O trabalho conjunto em torno de pautas centradas nos mais elevados interesses nacionais é a melhor resposta que as instituições podem dar para que o País supere suas dificuldades e recupere sua prosperidade para o nosso povo", disse Lira na internet.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895