Mercado financeiro prevê taxa básica de juros em 13,75% nesta semana

Mercado financeiro prevê taxa básica de juros em 13,75% nesta semana

Nova elevação deve encerrar ciclo de aumentos para conter a inflação

R7

publicidade

A reunião desta semana do Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) deve resultar em uma nova alta de 0,5 ponto percentual da taxa básica de juros, a 13,75% ao ano, e encerrar o ciclo de altas da taxa Selic, iniciado em março do ano passado para conter a inflação. 

A trajetória de alta que levou a taxa básica ao atual patamar de 12,25% ao ano começou em março do ano passado, quando a Selic figurava em 2% ao ano, o menor valor da história. Se a expectativa do mercado financeiro for confirmada, os juros chegarão ao maior patamar desde o início de 2017.

Mesmo com as perspectivas de que o BC vai apostar em uma nova alta da taxa Selic, os analistas reduziram, pela quinta semana consecutiva, as previsões de inflação para este ano. A nova expectativa prevê um salto de 7,15% do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em 2022, ante previsão de 7,3% apurada na semana passada.

Aumentar a taxa de juros funciona como um instrumento de política monetária para reduzir a inflação. Isso acontece porque os juros mais altos encarecem o crédito, reduzem a disposição para consumir e estimulam novas alternativas de investimento.

Os analistas também divulgaram suas expectativas para a Selic para os próximos anos, com a aposta de uma suavização da taxa. Para 2023, as apostas subiram de 10,75% para 11% ao ano. Já para 2024 e 2025, as expectativas foram mantidas em, respectivamente, 8% ao ano e 7,5% ao ano. 


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895