Ministério aprova renovação da concessão de 17 distribuidoras de energia

Ministério aprova renovação da concessão de 17 distribuidoras de energia

TCU disse que decisão do governo é adequada para assegurar continuidade e segurança dos serviços

AE

Eduardo Braga atendeu a 17 pedidos para renovação de concessões de distribuidoras de energia

publicidade

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, atendeu a 17 pedidos para renovação de concessões de distribuidoras de energia, cujos contratos começaram a vencer em julho deste ano. A assinatura dos aditivos aos contratos deverá ocorrer em até 30 dias, determina o ministro em despachos publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira. Dentre as distribuidoras que receberam o aval hoje estão CEB, Celesc, Copel e Energisa Minas Gerais.

A renovação dessas concessões foi liberada recentemente pelo Tribunal de Contas de União (TCU), que antes defendia uma nova licitação dos contratos. Tanto o Ministério de Minas e Energia (MME) quanto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) alegaram que a realização de novos leilões de todos os contratos traria riscos econômicos ao setor elétrico. O TCU, portanto, concordou que a proposta de renovação feita pelo governo é adequada para assegurar a continuidade e a segurança da prestação dos serviços.

De acordo com a Aneel, 36 distribuidoras já tiveram seus contratos vencidos em julho e duas concessões terão fim ainda este ano. Outras duas vencem em 2016 e 2017. Todas terão a renovação recomendada pela agência ao MME, menos a Energisa Borborema, que já declarou não ter mais interesse na concessão. Já a Companhia Energética de Roraima (CERR) deverá ser fundida com a Eletrobras Distribuição Roraima (antiga Boa Vista) no novo contrato.

Para continuar à frente das concessões, os aditivos contratais trazem novas metas de qualidade a serem cumpridas pelas empresas, que também deverão comprovar saúde econômico-financeira compatível com a prestação dos serviços. As companhias que não se enquadrarem perderão os contratos e as concessões irão a leilão.

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895