Ministro dos Transportes garante trecho da Ferrovia Norte-Sul no RS

Ministro dos Transportes garante trecho da Ferrovia Norte-Sul no RS

Traçado deve atingir 30 municípios e abrange 833 quilômetros

Karina Reif

Ministro dos Transportes garante trecho da Ferrovia Norte-Sul no RS

publicidade

O setor industrial e a bancada gaúcha defendem que as obras da Ferrovia Norte-Sul entre Panorama (SP) e Rio Grande comecem pelo Estado. O ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues esteve em Porto Alegre nesta sexta-feira para apresentar o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Apesar de não haver prazo de início e conclusão, ele assegurou que o trecho que corta o Rio Grande do Sul está garantido. O orçamento estimado entre Chapecó (SC) e o Porto de Rio Grande, que abrange 833 quilômetros, é de R$ 8,7 bilhões – custo menor do que o previsto, porque será possível utilizar uma parte da malha já existente, com algumas adaptações. 

O traçado dessa parte do trecho deve atingir 30 municípios e foi definido com base nos polos de carga, geografia, meio ambiente e especificidades sociais. Porém, é possível que o caminho seja alterado no projeto. Rodrigues esteve também em Florianópolis e em Curitiba para mostrar os dados e elogiou a união dos três estados em defesa da ferrovia. Ele não se opõe à proposta de iniciar as obras pelo Porto, mas essa definição dependerá da iniciativa privada, que irá explorar o modal. 

“Teremos a integração mais rápida da malha ferroviária estadual, beneficiando a produção que se destina ao porto”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande (Fiergs), Heitor Müller. Ele ressaltou que a implementação da ferrovia irá resolver gargalos logísticos da economia gaúcha e ajudará a desenvolver a economia. “É uma das mais antigas aspirações do setor de transportes do Estado”, ressaltou. 

Para o deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS), coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, a infraestrutura do Rio Grande do Sul está atrasada em relação aos outros Estados do país. O secretário dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, que participou do encontro na Fiergs, o qual reuniu deputados, senadores, prefeitos e setores produtivos, defendeu a proposta de iniciar o projeto pelo Estado. 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum (PMDB) avaliou que a construção da rodovia já movimentaria a economia do Estado. Depois de pronta, ainda contribuirá para a exportação de grãos, móveis e outros produtos, diminuindo o valor do frete. 

O estudo elaborado pela Valec Engenharia – estatal ligada ao Ministério dos Transportes – indicou como referência a passagem da ferrovia por 82 municípios em quatro estados (oito em São Paulo, 31 no Paraná, 14 em Santa Catarina, e 29 no Rio Grande do Sul). A extensão de todo o trecho Sul é de 1.731 quilômetros. 


Se você é um empreendedor atingido pelas cheias, saiba como recomeçar

Sebrae RS apurou que 600 mil micro e pequenas empresas foram afetadas diretamente em todo o Estado

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895