Ministro dos Transportes garante trecho da Ferrovia Norte-Sul no RS
Traçado deve atingir 30 municípios e abrange 833 quilômetros
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O traçado dessa parte do trecho deve atingir 30 municípios e foi definido com base nos polos de carga, geografia, meio ambiente e especificidades sociais. Porém, é possível que o caminho seja alterado no projeto. Rodrigues esteve também em Florianópolis e em Curitiba para mostrar os dados e elogiou a união dos três estados em defesa da ferrovia. Ele não se opõe à proposta de iniciar as obras pelo Porto, mas essa definição dependerá da iniciativa privada, que irá explorar o modal.
“Teremos a integração mais rápida da malha ferroviária estadual, beneficiando a produção que se destina ao porto”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande (Fiergs), Heitor Müller. Ele ressaltou que a implementação da ferrovia irá resolver gargalos logísticos da economia gaúcha e ajudará a desenvolver a economia. “É uma das mais antigas aspirações do setor de transportes do Estado”, ressaltou.
Para o deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS), coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, a infraestrutura do Rio Grande do Sul está atrasada em relação aos outros Estados do país. O secretário dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, que participou do encontro na Fiergs, o qual reuniu deputados, senadores, prefeitos e setores produtivos, defendeu a proposta de iniciar o projeto pelo Estado.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum (PMDB) avaliou que a construção da rodovia já movimentaria a economia do Estado. Depois de pronta, ainda contribuirá para a exportação de grãos, móveis e outros produtos, diminuindo o valor do frete.
O estudo elaborado pela Valec Engenharia – estatal ligada ao Ministério dos Transportes – indicou como referência a passagem da ferrovia por 82 municípios em quatro estados (oito em São Paulo, 31 no Paraná, 14 em Santa Catarina, e 29 no Rio Grande do Sul). A extensão de todo o trecho Sul é de 1.731 quilômetros.