MTPS suspende emissão de carteiras de trabalho para implementar sistema online

MTPS suspende emissão de carteiras de trabalho para implementar sistema online

Ação que começa nesta quinta-feira vai até 11 de maio e afetará 34 cidades gaúchas

Rádio Guaíba

Ação que começa nesta quinta-feira vai até 11 de maio e afetará 34 cidades gaúchas

publicidade

O Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) suspende a emissão de carteiras de trabalho, a partir desta quinta-feira, em 34 cidades gaúchas, para que as agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) passem a implantar o sistema on line web 3.0.

A migração do sistema offline para online impede o encaminhamento dos documentos até 10 de maio. Entre quinta e sexta, ainda ocorre atendimento, mas apenas para quem realizou agendamento prévio junto ao Tudo Fácil do Centro da Capital. A expectativa é de que a emissão de carteiras se normalize a partir de 11 de maio.

A medida abrange as agências FGTAS/Sine de Alvorada, Arroio dos Ratos, Encantado, Feliz, Guaíba, Nova Santa Rita, Osório, Porto Alegre (TudoFácil Centro e Zona Sul), Santo Antonio da Patrulha, São Jerônimo, Torres, Tramandaí, Triunfo e Viamão.

O encaminhamento da Carteira de Trabalho também fica suspenso em agências do Sine de Balneário Pinhal, Imbé e Minas do Leão. A paralisação vale, ainda, para os outros municípios atendidos pela Superintendência Regional de Trabalho e Emprego de Porto Alegre: Arroio do Sal, Butiá, Cachoeirinha, Canoas, Capão da Canoa, Caraá, Charqueadas, Cerro Grande do Sul, Cidreira, Gravataí, Mampituba, Mostardas, Nova Bassano, Pouso Novo, Terra de Areia, Três Cachoeiras e Vale Verde.

A retirada dos documentos já emitidos segue normalmente, conforme o protocolo de entrega. No período, fica mantida a prestação dos demais serviços oferecidos pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) nas agências FGTAS/Sine como intermediação de mão de obra e encaminhamento de seguro-desemprego.

O que muda a partir de 11 de maio

Hoje, o encaminhamento da Carteira de Trabalho é feito pela inserção offline dos dados dos trabalhadores no sistema. Cada agência precisa enviar esses dados à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-RS), para confecção e conferência.

A versão online, a ser implantada, verifica a base de dados dos Correios e da Receita Federal. Com a mudança, os trabalhadores terão os dados validados no ato do atendimento. O prazo de entrega da carteira permanece sendo de até 15 dias úteis.

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895