No G20, diretora-gerente do FMI pede reforço na arquitetura financeira global

No G20, diretora-gerente do FMI pede reforço na arquitetura financeira global

Encontro teve a participação de presidentes de bancos centrais na cidade de Bengaluru, na Índia

AE

publicidade

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, defendeu em declarações neste sábado, 25, a autoridades do G20 em Bengaluru, na Índia, que se fortaleça a arquitetura financeira internacional, de acordo com comunicado da entidade. Segundo a autoridade, é preciso ação sobretudo na área da resolução de dívidas e para fortalecer a rede de segurança financeira global.

O G20 realizou reunião de ministro de Finanças e presidentes de bancos centrais na cidade indiana. Diante de "vulnerabilidades crescentes" na dívida em muitos países, Kristalina Georgieva defendeu esforços para fortalecer a arquitetura dessas dívidas e melhorar a velocidade e a eficácia da resolução delas.

A diretora-gerente do FMI disse que já havia "vulnerabilidades elevadas" na dívida soberana antes da pandemia, mas com o choque da covid-19 o quadro se exacerbou, piorado também pela guerra da Rússia na Ucrânia.

Nesse contexto, é crucial que o G20 fortaleça a arquitetura da dívida, defendeu. Processos mais previsíveis e ordenados são necessários para os países, argumentou, citando Sri Lanka e Suriname como exemplos.

Para Kristalina Georgieva, é preciso diálogo e colaboração nas questões de dívida, no contexto atual.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895