Nova descoberta de petróleo na Namíbia cria expectativas na Bacia de Pelotas

Nova descoberta de petróleo na Namíbia cria expectativas na Bacia de Pelotas

Condições geológicas do continente africano são parecidas com a formação do Rio Grande do Sul

Karina Reif

publicidade

A Galp Energia anunciou descoberta de petróleo leve no bloco offshore PEL83, na costa da Namíbia. A bacia do país africano é uma “irmã” da Bacia de Pelotas, devido às semelhanças das condições geológicas. "Com certeza é uma boa notícia! Mais uma vez, descobertas na Namíbia estão mostrando um volume significativo de óleo existente nessas bacias irmãs”, observou o geólogo, professor adjunto do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da UFRGS Juliano Kuchle.

No Uruguai, também há formação parecida como a do RS e o país mantém trabalho de prospecção de óleo. “Considero a Namíbia mais adiantada em seus processos exploratórios, seguida por Uruguai, e por ultimo, a Bacia de Pelotas”, continuou o docente, que pesquisa desde 2007 a Bacia de Pelotas, localizada entre o Sul da ilha de Florianópolis até a divisa com o Uruguai.

Segundo ele, já estão sendo adquiridos dados sísmicos novos em Pelotas. “Acredito que, em breve, teremos alguns alvos de interesse para pedidos de perfuração. Até o final de 2024, o Uruguai já estará perfurando. Portanto, as três bacias podem conter volumes semelhantes de petróleo, mas uma está mais adiantada que a outra em exploração.”

Em comunicado, a Galp informou que perfurações no poço Mopane-2X levaram à descoberta de “uma coluna significativa de petróleo leve em reservatórios de alta qualidade”. Em janeiro, a empresa já havia divulgado uma “significativa” descoberta de petróleo leve em outro poço do mesmo bloco, o Mopane-1X.

A Galp é operadora do bloco PEL83, com participação de 80%. Seu parceiros, Namcor e Custos, detêm fatias iguais de 10% no projeto. Ainda no comunicado, a Galp disse que continuará analisando dados das perfurações nas próximas semanas para avaliar a comercialidade da descoberta.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895