OCDE reduz previsão de crescimento mundial para 2020 pelo coronavírus

OCDE reduz previsão de crescimento mundial para 2020 pelo coronavírus

China, locomotiva do crescimento mundial há três décadas, deve crescer 0,8 ponto a menos que o estimado anteriormente

AFP

Uma epidemia mais duradoura, no entanto, na Ásia-Pacífico, Europa e América do Norte, poderia dividir por dois o crescimento mundial este ano, adverte a OCDE

publicidade

A epidemia do novo coronavírus provocará uma desaceleração significativa da economia mundial em 2020, indicou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reduziu sua previsão de crescimento no mundo de 2,9% a 2,4%. A China, locomotiva do crescimento mundial há três décadas, deve crescer 4,9% em 2020, 0,8 ponto a menos que na previsão anterior, prevê a OCDE.

O crescimento da zona do euro perderá 0,3 ponto percentual, a 0,8%, enquanto a Itália, principal foco de coronavírus na Europa, perderá 0,4 e terá crescimento zero em 2020. A economia dos Estados Unidos é mais resistente, com uma previsão de crescimento de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB).

"A contração da produção na China teve efeitos em todo o mundo, prova da importância crescente da China nas cadeias de abastecimento mundiais e nos mercados de matérias-primas", explica a organização com sede em Paris. A OCDE baseia suas previsões na "hipótese de que o pico da epidemia acontecerá na China no primeiro trimestre de 2020 e que em outros países a epidemia será mais moderada e circunscrita".

Uma epidemia mais duradoura, no entanto, na Ásia-Pacífico, Europa e América do Norte, poderia dividir por dois o crescimento mundial este ano, adverte a OCDE. "Os governos têm que adotar medidas eficazes, mobilizando meios suficientes, para prevenir a infecção e o contágio", indica a OCDE, com o objetivo de "preservar a renda dos grupos sociais e das empresas vulneráveis durante a epidemia".


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895