Pesquisa da CNI aponta que 42% dos empresários brasileiros sentem impactos da guerra na Ucrânia

Pesquisa da CNI aponta que 42% dos empresários brasileiros sentem impactos da guerra na Ucrânia

Indústria verifica aumento de custos de matéria-prima e impacto na cadeia de produção

Correio do Povo

Pesquisa da CNI aponta que empresários sentem impactos da guerra na Ucrânia

publicidade

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria aponta que 42% dos empresários brasileiros sentem os impactos da guerra na Ucrânia. Conforme o estudo, 71% das indústrias registram alta acima do esperado especialmente em relação as matérias-primas. 

Entre as que dependem de insumos importados no seu processo produtivo, 58% das empresas na indústria extrativa e de transformação e 68% na construção relatam aumento de preços acima do esperado. 

Já na indústria da transformação, os setores de produtos de borracha, biocombustíveis, metalurgia e veículos perceberam as maiores altas inesperadas nos custos. Isso vale tanto para insumos nacionais quanto importados. 

De acordo com o gerente de análise econômica da CNI, Marcelo Azevedo, os empresários estão com mais dificuldade também na hora de adquirir esses insumos, o que por vezes interrompe a cadeia de produção e torna ainda mais custoso o processo. "Era algo que já estava na conta há algum tempo, e a guerra agravou", afirma.

Essas dificuldades e atrasos nas cadeis de suprimentos estão gerando, ainda, uma reconfiguração na produção das indústrias brasileiras. COnforme a pesquisa, 43% da indústria geral afirmam que irão buscar fornecedores dentro do Brasil.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895