Petróleo se mantém em equilíbrio após anúncio de novo corte saudita

Petróleo se mantém em equilíbrio após anúncio de novo corte saudita

Pandemia da Covid-19, porém, continua pairando sobre o mercado

AFP

Pandemia de Covid-19 afeta mercado mundial de petróleo

publicidade

O preço do petróleo permaneceu praticamente em equilíbrio após o anúncio, por parte das autoridades sauditas, de um novo corte na produção, correspondente a 1 milhão de barris por dia (mbd), a partir de junho. Conforme o governo saudita, trata-se de uma medida para sustentar os preços.

Às 13h40min, o barril de Brent do Mar do Norte para entrega em julho valia US$ 30,44 em Londres, 1,71% a menos do que na sexta-feira. Em Nova Iorque, o barril de "light sweet crude" (WTI) recuperava 0,61%, a US$ 24,89.

Pouco antes do início da sessão nos EUA, o Ministério saudita da Energia pediu à empresa nacional Amraco que reduzisse sua produção em 1mbd no mês que vem. Esse corte leva a produção do maior exportador mundial para 7,5 milhões de barris por dia, informou o Ministério da Energia em comunicado divulgado pela agência oficial de notícias do SPA.

Na mesma direção, o ministro do Petróleo do Kuwait, Khaled al Fadhel, citado pela agência KUNA, declarou que seu país também reduzirá a produção em 80 mil barris por dia. Os Emirados Árabes Unidos também seguirão este caminho, com um corte de 100 mil barris por dia.

A pandemia da Covid-19 continua pairando sobre o mercado de petróleo, já que os atores temem uma nova onda que volte a prejudicar a demanda."O petróleo tem sido a matéria-prima mais afetada pela epidemia", lembrou Bjarne Schieldrop, do SEB, na segunda-feira.

"Com potenciais novos surtos na Coreia do Sul, na Alemanha e na China voltando às primeiras páginas dos jornais hoje (segunda-feira), não seria surpreendente se os preços cedessem uma parte das altas da semana passada", alertou.

Os preços do petróleo subiram entre segunda e sexta-feira da semana passada, em torno de 17%, no caso do Brent, e 25%, do WTI, alavancados pela redução da produção nos Estados Unidos e pela multiplicação das medidas de flexibilização do confinamento. Com isso, a expectativa é de um aumento na demanda de energia.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895