PIB negativo coloca fim à recuperação em curso, diz Ministério da Economia

PIB negativo coloca fim à recuperação em curso, diz Ministério da Economia

Pasta considera que a crise também faz com que seja necessário "um conjunto amplo de reformas pró-mercado"

AE

Guedes se mostrou otimista com novas reformas no país

publicidade

O Ministério da Economia destacou, em nota divulgada nesta sexta-feira, 29, que o Produto Interno Bruto (PIB), negativo em 1,5% no primeiro trimestre de 2020 sobre o último trimestre de 2019, "embora esperado, coloca fim à recuperação econômica em curso" no País.

Para o ministério, os impactos da pandemia de Covid-19 reverteram bons indicadores de emprego, arrecadação e atividade no País, com a paralisação das atividades a partir da segunda quinzena de março, último mês do trimestre.

"Passada a pandemia, o País terá que enfrentar quatro grandes desafios: o desemprego, o aumento da pobreza, o grande número de falências e a necessidade de um mercado de crédito mais eficiente", destacou a nota.

Com isso, segundo a pasta, reformas estruturais se fazem necessárias com o final do período e a retomada da agenda de consolidação fiscal é uma condição necessária para a rápida retomada econômica. "Em especial, a manutenção do teto de gastos constitui um pilar fundamental neste processo", completa.

O ministério considera que a crise também faz com seja necessário "um conjunto amplo de reformas pró-mercado".

Entre as reformas estão a tributária, a aprovação do novo marco regulatório do saneamento básico e do setor de gás natural, a abertura comercial e a agenda de concessões e privatizações.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895