person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Porto Alegre acumula maior prévia da inflação no ano, aponta IBGE

Em agosto, alta no índice na Capital é explicada pela subida na energia elétrica e na taxa de água e esgoto

| Foto: Marcos Santos / USP Imagens / CP

A pesquisa do Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerada a prévia da inflação, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE, indica que Porto Alegre acumula a maior variação no ano entre as capitais brasileiras, atingindo elevação de 3,85%. A taxa é superior à registrada a nível nacional no período (3,38%). 

No recorte de tempo dos últimos 12 meses, a Capital apresenta a segunda maior variação do IPCA-15 (4,73%), atrás apenas de Belém, que anota taxa de 5,15%. No âmbito nacional, o indicador tem alta de 4,24% no período. 

Especificamente em agosto deste ano, a cidade novamente tem índice em destaque na prévia da inflação: tem a terceira maior elevação (0,49%), abaixo somente de Salvador (0,50%) e Fortaleza (0,73%). No Brasil, a variação ficou em 0,28%. 

Em agosto, diferentes fatores explicam Porto Alegre como a terceira maior variação no mês, conforme o IBGE. Alguns deles são a alta de 5,44% da energia elétrica residencial e a subida de 0,93% na taxa de água e esgoto. 

Para o cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados no período de 14 de julho a 14 de agosto (referência) e comparados com aqueles vigentes de 15 de junho a 13 de julho (base). O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários-mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia. A metodologia utilizada é a mesma do IPCA, a diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica. 

Correio do Povo