Porto Alegre sobe 25 posições no ranking mundial de ecossistemas de startups

Porto Alegre sobe 25 posições no ranking mundial de ecossistemas de startups

Representantes do município receberam a certificação em evento online na tarde desta terça-feira

Correio do Povo

publicidade

O resultado das intensas ações da quádrupla hélice para fazer de Porto Alegre um polo mundial de novos negócios já pode ser mensurado. A capital gaúcha subiu 25 posições no Índice Global de Ecossistemas de Startups 2023, atingindo o 215º lugar e consolidando-se como uma das cidades que mais fomenta o setor. Nos recortes regionais, alcançou a 11ª colocação na América do Sul e a quinta no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Nesta terça-feira, representantes municipais participaram de uma cerimônia online na qual o município recebeu a certificação.

“Para nós, este é o reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado a muitas mãos pelo poder público, pelas universidades, pela sociedade civil e pela iniciativa privada. Um dos grandes objetivos é tornar Porto Alegre líder nacional e referência internacional na geração de negócios inovadores. E o resultado desse mapeamento aponta que estamos no caminho certo”, comemora Luiz Carlos Pinto, coordenador do Pacto Alegre e secretário municipal de inovação.

A Capital conta com 109 startups, o que corresponde a 6% das empresas com este perfil no Brasil registradas junto ao StartupBlink, centro de pesquisa internacional focado nesse ecossistema. Entre os principais impulsos desta escalada estão iniciativas como o projeto Cidade das Startups, que faz parte do Pacto Alegre.

“A proposta é aumentar o número de startups e empreendimentos em Early-Stage Funding (desenvolvimento de uma startup em estágio inicial), bem como o senso de empreendedorismo na cidade. Ou seja, através das ações do Cidade das Startups, pretendemos fomentar um ecossistema favorável e acolhedor para essas empresas”, explica Sabrina Xavier, articuladora do projeto no Pacto Alegre.

Outro movimento importante para a conquista do resultado é a realização de uma das maiores competições globais de startups em Porto Alegre durante as edições do South Summit Brazil, desde 2022. Só no ano passado, o evento movimentou mais de 3 mil empresas de 86 países e 123 bilhões de dólares em fundos sob gestão.

Para o coordenador do Pacto Alegre e secretário municipal de inovação, o crescimento do 4º Distrito também potencializou o ecossistema de startups da cidade. “A criação do Instituto Caldeira, através de um projeto do Pacto Alegre, e os investimentos públicos realizados na região já sinalizavam que esta curva seguiria em ascensão. Acredito fielmente em um crescimento ainda maior no ranking”, afirma Pinto.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895