Porto Alegre tem maior prévia da inflação em março entre as capitais, diz IBGE

Porto Alegre tem maior prévia da inflação em março entre as capitais, diz IBGE

Resultado do IPCA 15 foi puxado pela alta na energia elétrica

Correio do Povo

publicidade

A pesquisa do Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerada a prévia da inflação e divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que Porto Alegre, ao lado de Curitiba (PR), teve a maior variação no indicador em março de março. Os índices observados nas cidades (1,13% em cada uma) ficaram acima do observado a nível nacional no mês (0,69%). 

Na capital gaúcha, a variação em março é maior do que as registradas em fevereiro (0,52%) e janeiro (0,34%), totalizando no trimestre uma elevação de 2,01% na cidade. Nos últimos 12 meses, o índice acumulado chega a 5,05%. 

Conforme o IBGE, Porto Alegre atingiu a marca em março principalemte por conta da variação da energia elétrica (10,76%), após as tarifas de uso dos sistemas de transmissão (TUST) e distribuição (TUSD) terem sido reincluídas na base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O reajuste em algumas praças de pedágio (9,23%) também contribuiu para o indicador na cidade. 

Para o cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados no período de 11 de fevereiro a 15 de março de 2023 (referência) e comparados com aqueles vigentes de 13 de janeiro a 10 de fevereiro de 2023 (base). O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia. A metodologia utilizada é a mesma do IPCA, a diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica.


Mel gaúcho ganha destaque

Lideradas por mulheres, agroindústrias do Estado são premiadas

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895