person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Porto Alegre tem segunda maior variação da prévia da inflação em dezembro, aponta IBGE

Capital gaúcha também tem a quarta maior variação no IPCA-15 dos últimos três meses

| Foto: Alina Souza / CP Memória

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta quinta-feira os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), a prévia da inflação, e Porto Alegre aparece como a segunda região do Brasil com a maior variação no mês de dezembro (0,97%), maior que média nacional no mesmo período (0,78%), de acordo com o levantamento. O IPCA-15 da capital gaúcha, no entanto, vem caindo nos últimos meses, já que passou de 1,20% em outubro, para 1,15% em novembro até baixar da casa de um digito neste mês.  

Em dezembro, Porto Alegre só não teve variação maior do que Salvador, na Bahia, que apresentou índice de 1,13%. Em seguida, logo atrás da Capital gaúcha, aparece São Paulo, com 0,86%, e Recife, onde indicadores registrara, 0,85%. 

No acumulado dos três últimos meses, Porto Alegre teve a quarta maior variação da inflação (3,36%), atrás de Goiânia, com 3,59%, além de Curitiba e Salvador, com índices de 3,63% e 3,75%, respectivamente. 

Influência do preço dos combustíveis 

No país, a alta do IPCA-15 foi influenciada, principalmente, pelos preços dos combustíveis (+3,4%) e, em particular, da gasolina (+3,28%). Além disso, os preços do etanol (+4,54%) e do óleo diesel (+2,22%) também subiram, embora as variações tenham sido menores que as do mês anterior (7,08% e 8,23%, respectivamente).

Os preços dos automóveis novos (+2,11%) e usados (+1,28%) também seguiram em alta. Outro destaque do mês foram as passagens aéreas (+10,07%), que voltaram a subir após o recuo de 6,34% observado em novembro.

Correio do Povo