Porto Alegre tem terceira menor inflação em maio, mostra IBGE

Porto Alegre tem terceira menor inflação em maio, mostra IBGE

No acumulado do ano, IPCA registra alta de 2,83% na Capital

Correio do Povo

publicidade

O IBGE divulgou nesta quarta-feira o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para maio, conhecido como o indicador da inflação, e Porto Alegre aparece com a terceira menor variação no mês (0,08%), menor que a taxa observada em abril (0,49%) na Capital. 

No acumulado do ano, o índice na cidade acumula alta de 2,83%, e nos últimos 12 meses a elevação é de 3,31%, abaixo da média nacional de 3,94% observada no período. Em maio, Belém e Vitória tiveram inflação menor que Porto Alegre, com índice de 0,01% cada, e São Luís foi a única região com deflação no período (-0,38%)

No caminho contrário, Fortaleza (0,56%), Belo Horizonte (0,48%), Recife (0,41%), Aracaju (0,35%) e Salvador (0,35%) foram as regiões com as maiores variações identificadas pelo IBGE. Já o índice nacional da inflação ficou em 0,23% em maio, abaixo da taxa registrada em abril (0,61%).

Os grupos de Transportes (-0,57%) e de Artigos de residência (-0,23%) foram os únicos a registrarem queda no IPCA de maio. No primeiro, destacam-se os recuos nos preços das passagens aéreas (-17,73%), além do resultado de combustíveis (-1,82%), por conta das quedas do óleo diesel (-5,96%), da gasolina (-1,93%) e do gás veicular (-1,01%).

A desaceleração do índice em maio também foi influenciada pelo resultado do grupo de Alimentação e bebidas, que passou de 0,71% em abril para 0,16% em maio, explica André Almeida, analista da pesquisa. “Trata-se do grupo com maior peso no índice, o que acaba influenciando bastante no resultado geral”.

Metodologia

O IPCA abrange as famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos, enquanto o INPC, as famílias com rendimentos de 1 a 5 salários mínimos, residentes nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895