Prêmio Exportação RS celebra 50 anos com lançamento de documentário e livro em Porto Alegre

Prêmio Exportação RS celebra 50 anos com lançamento de documentário e livro em Porto Alegre

Evento reuniu diversas autoridades e lideranças do Centro Histórico Cultural da Santa Casa

Felipe Faleiro

Fabrício Forest, presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, fez a abertura do evento

publicidade

Um documentário e um livro contando a história do Prêmio Exportação RS foram lançados hoje, no Centro Histórico Cultural da Santa Casa, em Porto Alegre. O evento, reunindo diversas autoridades e lideranças, ocorreu em celebração aos 50 anos do prêmio em 2022, considerado uma das mais importantes premiações empresariais do Rio Grande do Sul. Ambos os materiais contam com depoimentos de líderes que, segundo as entidades promotoras do mesmo, ajudaram a construir a trajetória desta iniciativa ao longo das décadas.

“Nosso slogan é ‘reconhecer para inspirar’, ou seja, promover o reconhecimento destas ideias que contribuem para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul. Nestas cinco décadas, houve diversas transformações importantes. Por exemplo, para a comunicação com o exterior, o telefone era o melhor meio, mas hoje, isto não se fala mais. Há um legado muito importante construído por nossos parceiros que proporciona o sucesso do prêmio”, afirmou o CEO do Prêmio Exportação e vice-presidente de Comércio Internacional da ADVB/RS, Edmilson Milan.

Na opinião do presidente do Conselho do Prêmio Exportação, Fabricio Forest, o dia foi de celebração. “Estamos desde 1972 neste caminho, acredito que incentivando as empresas gaúchas a crescerem neste ramo da exportação, que é de suma importância para a economia. Ficamos muito felizes com todo o trabalho que desenvolvemos ao longo do ano, culminando neste evento”, comenta. Para Forest, pensar nos próximos 50 anos do prêmio é também um “desafio diário”.

O fundador da premiação, Günther Strab, também esteve presente, e agradeceu às diretorias que o sucederam. “Os empresários do Rio Grande do Sul souberam se movimentar em meio às transformações nos campos econômico, político, social e cultural. Ao longo deste tempo todo, já foram premiadas mais de 700 empresas, então imagine a quantidade de empregos gerados por elas. Por isto, penso que o Prêmio Exportação se tornou uma matriz de movimento econômico, tecnológico e social. A ADVB/RS é apenas a coordenadora, mas este prêmio é da sociedade, empresários, funcionários, operários, técnicos, de todo mundo”, pontuou.

O documentário foi exibido aos presentes, e o livro “50 fatos e memórias sobre o setor exportador gaúcho”, relatando principais pontos da trajetória exportadora no Rio Grande do Sul, entregue aos participantes do encontro. Atualmente, o Conselho do Prêmio Exportação, fundado em 2008, é composto por 16 entidades e universidades. São elas a ADVB/RS, ApexBrasil, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, FARSUL, Fecomércio, Federasul, FIERGS, Lide-RS, Portos RS, Sebrae-RS, Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hub Transforma RS e UFRGS.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895