Produção industrial no RS cresce 0,8% em janeiro, aponta IBGE

Produção industrial no RS cresce 0,8% em janeiro, aponta IBGE

Indicador a nível nacional ficou em -2,4% no mesmo período

Correio do Povo

publicidade

A pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o Rio Grande do Sul teve crescimento de 0,8% na produção industrial na passagem de dezembro para janeiro, resultado mais positivo do que o registrado a nível nacional no mesmo período (-2,4%). 

Dez dos 15 locais pesquisados pelo IBGE tiveram queda na produção industrial em janeiro. Acompanham o Rio Grande do Sul, como os únicos que não tiveram recuo no indicador, Santa Catarina (0,9%), Bahia (1,2%), Espírito Santo (2,6%) e Mato Grosso (4,0%). Por outro lado, a baixa mais significativa ficou com o Amazonas (-13,0%), seguido de Minas Gerais (-10,7%). 

Em comparação direta com janeiro de 2021, a indústria do RS apresenta queda de -6,3%, acompanhando o resultado negativo a nível nacional na mesma relação (-7,2%). Já no acumulado dos últimos 12 meses, a indústria gaúcha tem elevação de 7,5%, maior que o indicador no Brasil de uma forma geral no período (3,1%). 

Influência da queda em janeiro no Brasil

A nível nacional, o recuo de 2,4% em janeiro de 2022, foi influenciado principalmente nos setores de veículos automotores, reboques e carrocerias (-17,4%) e indústrias extrativas (-5,2%), que haviam acumulado expansão de 18,2% e de 6,0%, respectivamente, nos dois últimos meses de 2021. 

Outras contribuições negativas relevantes vieram de bebidas (-4,5%), de metalurgia (-2,8%), de outros produtos químicos (-2,2%), de máquinas e equipamentos (-2,3%), de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-5,4%), de produtos de metal (-3,3%), de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-4,5%) e de produtos de minerais não-metálicos (-2,4%).


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895