Reajuste salarial cai e fecha 2020 em 3,5%, sem ganho real

Reajuste salarial cai e fecha 2020 em 3,5%, sem ganho real

INPC, focado em preços para quem ganha até 5 salários mínimos, registrou aumento de 5,45%

R7

Consumo das famílias tem crescimento no terceiro semestre

publicidade

Valor mediano constatado pelo Salariômetro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), é menor que os 4% de aumento nos vencimentos aplicados em 2019. O reajuste salarial mediano do trabalhador brasileiro caiu em 2020 e fechou o ano em 3,5%, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira pelo Salariômetro, estudo da Fipe que analisa as relações no mercado de trabalho.

O percentual é inferior aos 4% registrados em 2019 e indica que, no ano marcado pela pandemia de Covid-19, o trabalhador não teve ganho real, ou seja, acima da inflação.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE, por exemplo, fechou o ano em 4,52%. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), focado em preços para quem ganha até 5 salários mínimos, registrou um salto de 5,45%.

Os baixos reajustes refletem o que foi o ano de 2020. Fevereiro foi o último mês em que os reajustes tiveram ganho real - ainda assim, de apenas 0,1 ponto percentual, segundo o Salariômetro.

Em vários meses seguintes, o nível de reajustes concedidos empatou com a inflação acumulada em 12 meses. Em dezembro, porém, a alta expressiva do INPC fez com que a mediana dos reajustes ficasse em 0,9% ponto percentual abaixo da inflação.

Outro reflexo do mercado de trabalho desfavorável para obter ganhos salarial foi o número de negociações de reajuste. Elas caíram de 24.520 em 2019 para 17.811 em 2020, uma redução de 27,4%, de acordo com o Salariômetro.

Crise

O mercado de trabalho apresentou piora desses e de outros índices em razão da crise trazida pela pandemia de Covid-19. O governo precisou lançar um programa para manutenção de empregos e realizou acordos permitindo redução de salários e suspensão de contratos. Ainda assim, o desemprego alcançou 14 milhões de brasileiros no fim de 2020.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895