Rendimentos da poupança serão atrelados à taxa básica de juros

Rendimentos da poupança serão atrelados à taxa básica de juros

MP de Dilma deverá entrar em vigor na sexta para evitar troca de títulos públicos pelas cadernetas

Agência Brasil

Definição foi tomada após reunião das centrais sindicais com a presidente

publicidade

O governo vai atrelar a remuneração da poupança à Selic (taxa básica de juros). A mudança será editada por medida provisória, que deve entrar em vigor nesta sexta-feira. A informação é de líderes sindicais que participaram de reunião com a presidente Dilma Rousseff, onde ela apresentou a proposta aos trabalhadores.

O critério de remuneração da poupança será equivalente a 70% da taxa Selic mais a variação da Taxa Referencial (TR). Isso valerá sempre que a Selic estiver em 8,50% ao ano ou em patamar menor. Se a taxa estiver acima disso, o rendimento continuará sendo o atual: 0,5% ao mês mais a variação da TR.  Atualmente, a Selic está fixada em 9% ao ano. A medida abrirá espaço para o Banco Central continuar a reduzir os juros como defende a presidente.

Segundo o presidente da Força Sindical, deputado Paulinho da Força (PDT-SP), a alteração valerá apenas para novos depósitos e não afetará as 100 milhões de contas na caderneta de poupança existentes. “Nossa preocupação é que os atuais poupadores não fossem prejudicados. Como a mudança garante direitos dos poupadores atuais, nós [da Força Sindical] apoiamos a alteração”, explicou o deputado.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique, também confirmou a mudança. Ele relatou, porém, que a entidade não concordou imediatamente com a resolução e irá analisar a proposta.

A mudança na remuneração da poupança vai permitir que o governo continue a baixar os juros sem que os grandes investidores se sintam estimulados a migrar para a poupança e deixem de comprar títulos públicos. O anúncio oficial da medida deve ser feito nesta quinta pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Bookmark and Share

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895