Reunião na AL aborda problemas dos micro e pequenos empreendedores em meio à pandemia

Reunião na AL aborda problemas dos micro e pequenos empreendedores em meio à pandemia

Encontro foi realizado por videoconferência nesta segunda-feira

Gabriel Guedes

Assembleia Legislativa promoveu a 11ª reunião do Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico

publicidade

A semana começou com a 11ª reunião do Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico, promovida pela Assembleia Legislativa, e realizada nesta segunda-feira por videoconferência. 

O superintendente do Sebrae-RS, André Vanoni de Godoy foi um dos convidados e abordou o futuro das micro e pequenas empresas. O presidente do Transforma RS, Daniel Randon, apresentou o trabalho "Desafios e Oportunidades Pós-Pandemia no RS". 

O presidente da Assembleia, Ernani Polo (PP) coordenou o encontro e reiterou que o objetivo do fórum é discutir alternativas de enfrentamento aos reflexos do coronavírus nos setores produtivos do comércio, indústria e serviços. “Nestes 11 encontros, reunimos mais de 30 segmentos dos mais variados, todos diretamente afetados pela crise. São mais de 60 dias de trabalho em busca de alternativas”, destacou. A primeira reunião ocorreu em 26 de março.

Polo relatou que o governo do Estado acompanha as discussões, principalmente por meio do secretário Claudio Gastal, titular das secretarias de Governança e Gestão Estratégica e de Planejamento, Orçamento e Gestão. A partir do próximo encontro, a intenção é escutar cada um dos setores produtivos gaúchos. Na reunião prevista para o dia 22 de junho, o secretário Gastal apresentará ações para o setor produtivo, começando pelo coureiro-calçadista.

Percepções

Segundo o presidente da Assembleia, a situação apresentada nesta segunda-feira é preocupante e reforça a necessidade de cuidar da produção do estado. “O André trouxe uma radiografia sobre o setor das pequenas e micro empresas, com um quadro bastante preocupante, com um número expressivo de empresas com dificuldade de pagar suas contas. E a grande indústria depende dos pequenos e tudo está interligado”, contou Polo. 

Por outro lado, o Daniel Randon mostrou uma percepção do setor empresarial, sobre este novo cenário. “Foi bom para que possamos ir nos reposicionando”, afirmou o presidente do Transforma RS.

Um dos pontos levantados na reunião foi dificuldade em pequenas e microempresas em acessar o crédito. Também foi abordada a necessidade de melhoria no clima geral, que na visão de Polo, está pesando na retomada da economia. “Temos que superar o medo das pessoas e o aspecto financeiro, que está afetando bastante a renda”, sugeriu. 

A estratégia do Legislativo, com base no que está sendo anotado nas reuniões, segundo Polo, é que a Casa faça o meio de campo com outras esferas governamentais, bem como organizações e demais instituições. “Não existe fazer uma lei e achar que isso vá ser cumprido. Precisamos ir buscando construir pontes”, ressaltou. 

Pela parte da população, o parlamentar também pediu a colaboração de todos. “O cuidado individual promove um bem coletivo. Então use máscaras”, concluiu o presidente da Assembleia.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895