Setor produtivo apresenta reivindicações em documento

Setor produtivo apresenta reivindicações em documento

Mais de 100 lideranças empresariais do RS validaram a Carta de Osório, organizada pela Federasul

Correio do Povo

Mais de 100 lideranças empresariais do Estado validaram a Carta de Osório

publicidade

A Federasul apresentou, neste domingo, a Carta de Osório, com demandas do setor produtivo. O documento foi validado por mais de 100 lideranças empresariais do Estado durante reunião de integração realizada no Litoral Norte, na última sexta-feira.

No documento, estão demonstradas as preocupações e as expectativas para 2024. Os participantes registraram a contrariedade à retirada de incentivos fiscais.

Segundo o documento, o ambiente econômico define escolhas para investir, retrair ou realocar recursos em busca de segurança e estabilidade. O contexto molda ainda as bases do desenvolvimento. Os empresários defenderam a necessidade do equilíbrio das contas públicas que, segundo eles, deve ocorrer com a gestão dos recursos disponíveis. Ainda foi registrado que a economia se move por confiança, estabilidade e previsibilidade em políticas públicas de longo prazo.

A carta ressalta que os decretos em relação à retirada de incentivos fiscais vieram na contramão de todas as iniciativas para atrair investimentos e talentos. Identificaram ainda uma crescente sensação de impunidade que promove insegurança física e jurídica.

Foram enumeradas dez ações, consideradas urgentes, “sob pena de prejuízos irreversíveis a curto e médio prazos, tanto na esfera estadual como federal”. A Carta de Osório pede ao governo gaúcho a revogação dos decretos que inviabilizam setores e retiram renda da população e a evolução legislativa estadual e federal para facilitar a implantação de reservatórios hídricos para reduzir os impactos de estiagens.

Ao governo federal reforça a necessidade da celeridade nas políticas públicas de resgate das regiões atingidas por fenômenos climáticos extremos, com financiamentos a juros fixos compatíveis com a gravidade da situação. Entre as ações, cita ainda o enfrentamento da concorrência desleal do e-commerce internacional de até 50 dólares em igualdade de condições com quem gera empregos e negócios, através de equiparação tributária completa.

A carta encerra lembrado a capacidade de convergência social e política inspirada pela visão possível de um Estado próspero, inclusivo e humano demonstrada no Manifesto Empreendedor Gaúcho de julho de 2023.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895