Supermercados do Rio Grande do Sul vendem 6,5 milhões de ovos de Páscoa

Supermercados do Rio Grande do Sul vendem 6,5 milhões de ovos de Páscoa

Comercialização caiu 12% em relação ao ano passado

Correio do Povo

Supermercados do Rio Grande do Sul vendem 6,5 milhões ovos de Páscoa

publicidade

A expectatica de venda dos ovos de Páscoa foi confirmada, e os supermercados gaúchos comercializaram 6,5 milhões de unidades neste ano. Com isso, a queda das vendas foi de 12% em comparação a 2016. De acordo com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), a aposta dos clientes foi em barras de chocolate e caixa de bombons. Entretanto, mesmo com a queda da comercialização dos ovos de Páscoa, na manhã de domingo, poucas unidades puderam ser encontradas nos supermercados.

A dificuldade de encontrar o produto nas parreiras é o menor volume de compra efetuado pelos supermercadistas que, alinhados com a indústria, previram a queda nas vendas. “Ao contrário dos outros anos, o varejo e a indústria analisaram cuidadosamente os desejos dos consumidores e definiram com precisão o mix e a quantidade de ovos expostos. Enquanto em anos anteriores a sobra de ovos de chocolate após o domingo de Páscoa chegava a 4%, neste ano a sobra não ultrapassará 1%”, afirmou o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.

A alteração no planejamento da produção também encontrou no comportamento dos consumidores outo motivo para a diminuição da fabricação. Pela primeira vez, as barras de chocolate e as caixas de bombons ganharam a preferência dos clientes. “O setor comercializou 6 milhões de caixas de bombons, número similar ao de ovos de Páscoa. O gaúcho segue querendo presentear em média 4 pessoas do seu convívio, mas está em busca do menor preço. Por isso se evidenciaram os pequenos chocolates”, explicou Longo.

As vendas ainda indicaram que o feriado foi de mais comemoração em família. Somente na Sexta-Feira Santa o comércio em supermercados foi alavancado com a venda de 520 toneladas de pescados. Nesta conta, também estão produtos referentes a data, como vinhos e azeites. Já o domingo de Páscoa foi marcado pela procura por carne para churrasco, cervejas, refrigerantes e sobremesas. “Este foi um feriadão de muitas comemorações em família e de menos chocolate”, resumiu o presidente da Agas.

O único produto ligado a Páscoa que obteve uma venda semelhante ao do ano passado foi a colomba pascal. “Ouve uma antecipação da exposição deste produto, que ensejou que as pessoas adquirissem as colombas como opção de presente”, justificou Longo. Segundo ele, o Dia das Mães também será uma data de festividade em família, com um consumo similar ao da Páscoa. “Além das opções de presentes baratos, os supermercados também estarão atentos à oportunidade de comercializar alimentos neste evento. O Dia das Mães também será uma data de reuniões de família”, concluiu.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895