Trabalhadores aposentados enfrentam dificuldades para receber crédito do FGTS

Trabalhadores aposentados enfrentam dificuldades para receber crédito do FGTS

Caixa orienta a fazer operação via aplicativo

Gabriel Guedes

Muitos aposentados têm enfrentado dificuldades até mesmo para obter atendimento presencial para resolver o problema

publicidade

Aposentados que seguem trabalhando na mesma empresa na ocasião da aposentadoria, recebem o valor correspondente ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no mesmo mês de depósito em uma conta-corrente. Entretanto, por causa da Medida Provisória 927, as empresas deixaram de depositar os valores correspondentes a março, abril e maio e assim as contas estariam ficando com o status de inativas, provocando a necessidade de idosos se deslocarem até a agências da Caixa Econômica Federal para poderem voltar a receber o benefício. Só que o drama de muitos desses aposentados está nas informações desencontradas fornecidas pela instituição na hora de regularizar a situação. O banco afirma que é possível fazer o procedimento pelo aplicativo FGTS, mas muitos não têm conseguido, bem como também enfrentado dificuldades até mesmo para obter o atendimento presencial para resolver o problema.

Segundo um desses aposentados, que prefere não se identificar, a situação vem ocorrendo com frequência na agência situada na Praça da Alfândega, em Porto Alegre. No local, funcionários do banco que fazem a triagem no atendimento estariam inclusive impedindo o acesso de clientes que buscam resolver o problema de forma presencial. Por outro lado, têm orientado os aposentados a fazer o procedimento pelo aplicativo, o que também não tem funcionado, segundo eles. Mas há também relatos de quem tenha conseguido pelo atendimento presencial em outras agências. 

Questionada, a Caixa informou que com a pandemia precisou restringir atendimentos presenciais nas agências, mantendo apenas alguns serviços essenciais – como o auxílio emergencial –, mas que este procedimento não foi classificado desta forma e por isso não é possível resolvê-lo em uma agência.

Ainda de acordo com a nota enviada pela Caixa, “os trabalhadores aposentados com direito à movimentação da conta vinculada, que no mês março receberam o crédito automático do Fundo de Garantia em conta bancária, cujos recolhimentos foram suspensos em virtude da medida provisória, voltarão a receber automaticamente, a partir do mês de julho, os valores de FGTS recolhidos pelos empregadores, por meio do crédito em conta, até 31/07, não havendo a necessidade de comparecimento à uma agência da Caixa”, detalha. 

O banco ainda ressalta que estará concluindo o processamento de todos os pagamentos até esta sexta-feira, sem que se tenha que fazer algo no aplicativo. Isso vale para o trabalhador aposentado que já tinha realizado esse procedimento anteriormente, tanto no canal digital quanto no presencial.

Quanto a efetivação de saques a que tiver direito, o banco assegura que o trabalhador pode solicitar o saque pelo aplicativo FGTS, disponível para download nas plataformas Google Play e App Store. No caso do trabalhador aposentado, por meio da opção “outras situações de saque”, motivo “aposentadoria” e indicação da conta bancária para crédito. Procedimento, de acordo com a Caixa, que deve ser feito a partir da próxima semana, caso o beneficiado tenha tido algum problema com o pagamento que deve ser efetuado a partir desta sexta-feira.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895