Trump assina novo acordo comercial que substitui Nafta

Trump assina novo acordo comercial que substitui Nafta

Texto estabelece padrões mais rígidos de comércio internacional

Agência Brasil

Acordo era uma das promessas de campanha de Trump

publicidade

O presidente americano Donald Trump assinou nessa quarta-feira o acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, a sigla em inglês), que substitui o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta). A renegociação do Nafta era uma das promessas-chave da campanha de Trump. Ele afirma que o acordo privava trabalhadores americanos de empregos.

"Esta é uma vitória colossal de nossos agricultores, pecuaristas, funcionários de companhias de energia e de fábricas, e de todos os trabalhadores americanos nos 50 estados", disse Trump.

O novo acordo estabelece padrões mais rígidos para os benefícios do pacto sem impostos. Isso inclui a obrigatoriedade de que uma proporção maior das partes seja fabricada na América do Norte e em fábricas onde os trabalhadores ganhem pelo menos 16 dólares por hora. O novo pacto USMCA deve entrar em vigor em meados de 2020. E provavelmente terá efeitos sobre montadoras de automóveis japonesas, já que muitas delas construíram fábricas no México para se beneficiar do Nafta.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895