Trump diz que não está pronto para acordo comercial com China

Trump diz que não está pronto para acordo comercial com China

Presidente americano afirmou acreditar em entendimento entre potências no futuro

AFP

Declaração foi dada por Trump durante coletiva de imprensa no Japão

publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nessa segunda-feira, durante visita oficial ao Japão, que seu governo ainda não está pronto para fechar um acordo comercial com a China, mas ressaltou acreditar que os dois países chegarão a um entendimento em algum momento no futuro. Trump fez a declaração durante coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe. Ainda na coletiva, Trump comentou que os EUA têm um desequilíbrio comercial "inacreditavelmente" grande com o Japão e que Washington também fechará um acordo com Tóquio. Sobre o Irã, Trump disse "não estar buscando uma mudança no regime" do país do Oriente Médio.

A China declarou nesta segunda-feira que qualquer negociação comercial com os Estados Unidos deve se basear no "respeito mútuo" e na igualdade, depois que o presidente Donald Trump disse que há "boas chances" de chegar a um acordo. "Nós sempre dissemos que as diferenças entre os dois países devem ser resolvidas por meio de negociações e consultas amistosas", disse o porta-voz do ministério das Relações Exteriores chinês, Lu Kang. 

As duas maiores potências econômicas do mundo negociam desde janeiro um acordo para acabar com a guerra comercial iniciada no ano passado, que resultou em tarifas punitivas mútuas sobre centenas de milhares de dólares de mercadorias. Mas a tensão aumentou este mês, depois que Trump decidiu impor um novo aumento de tarifas a mais de 200 bilhões de dólares de produtos chineses. 

Também contribuiu para o conflito a recente decisão do governo americano de colocar a Huawei em sua lista negra de empresas que ameaçam a segurança nacional, levando companhias como o Google a cortar os laços com a fabricante chinesa de telefones celulares. "Temos visto diferentes declarações sobre as negociações, inclusive de altos funcionários americanos", disse o porta-voz chinês. "Às vezes dizem que um acordo será alcançado em breve e outra que será difícil chegar a um acordo", mas "a posição da China tem sido constante", ressaltou Lu.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895