Vendas do varejo caem 0,1% em novembro ante outubro, revela IBGE

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro ante outubro, revela IBGE

Na comparação com novembro de 2019, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 3,4%

AE

IBGE divulgou dados nesta sexta-feira

publicidade

As vendas do comércio varejista caíram 0,1% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal, informou nesta sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com novembro de 2019, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 3,4% em novembro de 2020. As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 1,2% no ano e alta de 1,3% em 12 meses.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 0,6% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal.

Na comparação com novembro de 2019, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 4,1% em novembro de 2020. Nesse confronto, as projeções variavam de uma elevação de 3,40% a 7,0%, com mediana positiva de 4,80%. As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 1,9% no ano e redução de 1,3% em 12 meses.

Cinco atividades registram avanço 

Cinco das oito atividades registraram avanços nas vendas, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio. Houve crescimento em Livros, jornais, revistas e papelaria (5,6%), Tecidos, vestuário e calçados (3,6%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,0%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (2,6%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,4%).

As perdas ocorreram em Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,2%), Combustíveis e lubrificantes (-0,4%) e Móveis e eletrodomésticos (-0,1%).

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, as vendas cresceram 0,6% em novembro ante outubro. O volume vendido pelo setor de Veículos, motos, partes e peças subiu 3,5%, enquanto o de Material de construção encolheu 0,8%.

Revisões

O IBGE revisou o resultado das vendas no varejo em outubro ante setembro, de uma alta de 0,9% para 0,8%. O resultado de setembro ante agosto passou de 0,5% para 0,4%. No varejo ampliado, a taxa de setembro ante agosto foi revisada de um avanço de 1,2% para 1,0%, e o resultado de agosto ante julho passou de 4,0% para 4,1%.

Média móvel

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito teve alta de 0,4% em novembro, divulgou também o IBGE. No varejo ampliado, o índice de média móvel trimestral das vendas registrou elevação de 1,2% em novembro, segundo o instituto.

 


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895