Vinícolas são atração turística no Centro do Rio Grande do Sul

Vinícolas são atração turística no Centro do Rio Grande do Sul

Locais abrem suas portas para turistas com roteiro específico

Renato Oliveira

Os vinhedos de muitas vinícolas do Centro do RS estão abertos a visitação

publicidade

A região central do Rio Grande do Sul tem buscado atrair visitantes para conhecer sua produção vinícola. A secretária de Turismo de Santa Maria, Norma Martini Moesch, diz que existe um trabalho com o objetivo de abrir espaço de diálogo entre vitivinicultores, consumidores e proprietários de restaurante a fim de incentivar o turismo. “Temos uma produção significativa de vinhos, espumantes e sucos de uvas”, lembra o professor e vinicultor Carlos Eugênio Daudt. Na região, há um roteiro que tem apoio das prefeituras e agências.

Em parceria com uma agência de turismo, a Prefeitura de Santa Maria tem projeto no qual grupos de pessoas fazem um citytour por vinícolas do município. O evento ocorre sempre no último sábado de cada mês. Segundo Norma, interessados podem ligar para o (55) 3921-7176. Quem preferir também pode entrar em contato diretamente com as propriedades. Um dos locais que pode ser visitado é o Rincão dos Pires, na divisa de Santa Maria e Itaara, onde está situada a Cantina Velho Amâncio. Os visitantes são recepcionados por um enólogo. Depois, participam de um minicurso de degustação de vinho. O roteiro ocorre por meio de inscrições pelo (55) 3027-1202.

Outra vinícola que vem chamando a atenção é a Boca do Monte, no distrito de mesmo nome, que produz seus vinhos em uma área de 3 hectares situada na encosta norte da Serra do Sudeste. O telefone para contato é o (55) 3028-0086. Também vem aumentando o número de visitas à Vinícola Quinta do Gama. Na área existe o cultivo de uvas das variedades bordô, isabel precoce e niágara rosada. Segundo o responsável técnico, Paulo Roberto Becher, o espaço vem sendo ponto turístico para moradores de cidades como Dilermando de Aguiar e São Pedro do Sul, além de Santa Maria. O telefone de contato é o (55) 9971-1326.

Na localidade de Val Feltrina, município de Silveira Martins, existe a Adega Torri, onde se produzem sucos de uva e vinhos artesanais, com mão de obra totalmente familiar. “Aqui mantemos viva as tradições e conhecimentos herdados por quatro gerações de vitivinicultores”, destaca o enólogo Rafael Munari Torri. No local, além de apreciar as belezas naturais, principalmente cascatas e balneários, os visitantes podem adquirir produtos coloniais. Contato pelo (55) 9676-7665. Na região, os turistas podem visitar a sede da Associação das Agroindústria de Silveira Martins, na praça central do município. O local tem grande quantidade de vinhos da região e funciona somente nos fins de semana, das 9h às 17h.

O superintendente de Planejamento, Programas e Fomento, Rafael Ruviaro, destaca que, na cidade, a maioria dos restaurantes, churrascarias e lancherias trabalham com vinhos da região. O restaurante Augusto, localizado na rua Floriano Peixoto, centro da cidade, trabalha especialmente com vinhos gaúchos e, principalmente, com vinhos da região centro do Estado, salienta Ruviaro. Marco Falk, sócio proprietário do restaurante Augusto destaca que tem uma carta com 30 rótulos de vinho.

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895