Volume de serviços prestados cai 3,1% em janeiro ante dezembro, mostra IBGE

Volume de serviços prestados cai 3,1% em janeiro ante dezembro, mostra IBGE

Retração foi acompanhada por três das cinco atividades investigadas

Correio do Povo e AE

publicidade

O volume de serviços prestados caiu 3,1% em janeiro ante dezembro, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês anterior, o resultado do indicador foi revisto de 3,1% para 2,9%. Na comparação com janeiro do ano anterior, houve elevação de 6,1% em janeiro de 2023, já descontado o efeito da inflação. 

A taxa acumulada no ano - que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior - foi de elevação de 6,1%. Em 12 meses, os serviços acumulam alta de 8,0%. A receita bruta nominal do setor de serviços subiu 0,1% em janeiro ante dezembro. Na comparação com janeiro de 2022, houve avanço de 12,9% na receita nominal.

A retração de 3,1% do volume de serviços em janeiro de 2023, na série ajustada sazonalmente, foi acompanhada por três das cinco atividades investigadas, com destaque para os setores de transportes (-3,7%) e de outros serviços (-9,9%), com o primeiro eliminando o ganho de 3,2% observado nos dois últimos meses do ano passado; e o segundo devolvendo integralmente a expansão de 9,4% verificada em dezembro último. O outro recuo do mês veio dos serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,5%), após terem registrado expansão de 3,8% no período novembro-dezembro de 2022.

Em sentido oposto, informação e comunicação (1,0%) e serviços prestados às famílias (1,0%) exerceram as contribuições positivas do mês, com o primeiro setor recuperando parte da queda (-2,5%) verificada nos dois últimos meses de 2022; e o último assinalando o segundo resultado positivo seguido, período em que acumulou um ganho de 3,5%.

Serviços recuam em 16 das 27 unidades da federação em janeiro

Regionalmente, a maior parte (16) das 27 unidades da federação assinalou retração no volume de serviços em janeiro de 2023, na comparação com o mês imediatamente anterior, acompanhando o recuo observado no resultado do Brasil (-3,1%). O impacto negativo mais intenso veio de São Paulo (-2,6%), seguido por Rio de Janeiro (-5,5%), Minas Gerais (-2,6%) e Distrito Federal (-7,2%). A principal contribuição positiva do mês foi do Paraná (3,0%), seguido por Bahia (2,4%), Espírito Santo (3,9%) e Piauí (13,3%).

Metodologia da pesquisa

A PMS produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. Há resultados para o Brasil e todas as unidades da federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895