Volume de serviços prestados sobe 0,9% em maio ante, aponta IBGE

Volume de serviços prestados sobe 0,9% em maio ante, aponta IBGE

Índice foi puxado pelo setor de transportes que apontou crescimento de 2,2% em relação ao mês anterior

AE

O anúncio da tarifa deveria ter ocorrido na semana passada

publicidade

O volume de serviços prestados subiu 0,90% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, informou nesta quarta-feira, 12, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês anterior, o resultado do indicador foi revisto de -1,6% para -1,5%.

O aumento foi acompanhado, por quatro das 5 áreas pesquisadas:  setor de transportes (2,2%); serviços prestados às famílias (1,1%); os outros serviços (0,6%); e de informação e comunicação (0,2%). A única retração do mês ficou com os serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,0%), que emplacaram o segundo revés seguido, com perda acumulada de 1,5%.

Entre os setores, o de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio exerceu a principal contribuição positiva sobre o volume total de serviços com crescimento de 7,1%, impulsionado, em grande medida, pelo aumento de receita das empresas pertencentes aos ramos de rodoviário de cargas; transporte aéreo de passageiros; navegação de apoio marítimo e portuário; armazenamento; e transporte por navegação interior de carga.

Na comparação com maio de 2022, houve avanço de 4,70% em maio, já descontado o efeito da inflação. Nessa comparação, as previsões eram de uma elevação de 0,4% a 5,7%, com mediana positiva de 3,9%.

A taxa acumulada no ano - que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior - apresentou alta de 4,80%. No acumulado em 12 meses, a alta foi de 6,40%.  

A receita bruta nominal do setor de serviços caiu 0,5% em maio ante abril. Na comparação com maio de 2022, houve avanço de 7,1% na receita nominal.

 


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895