Elon Musk apresenta túnel subterrâneo para evitar engarrafamentos

Elon Musk apresenta túnel subterrâneo para evitar engarrafamentos

Carros são descidos por um elevador e propulsados a velocidades de até 241 km/h

AFP

Protótipo custou cerca de 10 milhões de dólares

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O empreendedor Elon Musk fez, nesta terça-feira, uma pausa no desenvolvimento de carros elétricos futuristas e viagens espaciais privadas para apresentar um túnel que ele vê como uma solução para o tráfego das cidades. A construção de 1,8 km foi desenvolvida por uma das empresas do bilionário, a Boring, por cerca de 10 milhões de dólares. Ela é parte do projeto de Musk de ter uma rede subterrânea para a qual os carros, preferencialmente Teslas, possam ser descidos por elevadores, depois encaixados em pistas e propulsados a velocidades de até 241 km/h.

"A única maneira de resolver isso é ir em 3D, para o sistema de transporte se combinar com as residências", disse Musk sobre resolver o problema dos engarrafamentos em áreas urbanas. "É tudo relativamente simples. Nenhum Prêmio Nobel é necessário aqui", completou. Uma entrada para o túnel de amostragem foi apresentada ao público pela primeira vez em Hawthorne, na Califórnia. Musk fundou a empresa Boring dois anos atrás, como um empreendimento autofinanciado e paralelo ao seu trabalho na Tesla e na SpaceX.

Solução do futuro


O túnel de teste parece simples: um tubo estreito, de apenas 3,65 metros de diâmetro, pintado de branco, no qual um Tesla Model X é equipado com estabilizadores nas rodas para encaixar na pista e evitar bater nas paredes. A entrada foi cavada em um estacionamento em Hawthorne, com uma plataforma de elevador em uma esquina da rua subindo e descendo carros para a pista. Eles serão eventualmente abertos a todos os veículos elétricos autônomos compatíveis, mas por enquanto a Boring está usando somente Teslas.

Equipamentos especialmente projetados constroem túneis largos o bastante para acomodar um carro por pista. A rede imaginada é uma malha expansível de elevadores capaz de comportar a passagem de mais de quatro mil carros por hora. "As minas mais profundas são mais profundas que os prédios mais altos. O avanço profundo é muito simples: é a capacidade de transformar um carro normal em um veículo passivamente estável, adicionando rodas destacáveis e estabilizando as rodas, para que ele possa viajar em alta velocidade através de um pequeno túnel", comentou.

Jornalistas e outros participantes do evento conseguiram fazer o trajeto a cerca de 65 km/h, o que pareceu um pouco semelhante a um passeio de parque de diversões. A visão geral é que os veículos elétricos nas ruas das cidades poderiam facilmente entrar nos túneis usando plataformas de elevadores construídas nas ruas, ou rampas onde o espaço permitir.

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