Embaixador da Alemanha mostra otismismo nas relações com o Brasil

Embaixador da Alemanha mostra otismismo nas relações com o Brasil

Georg Witschel salientou proximidade dos 200 anos da imigração germânica ao país

Christian Bueller

Embaixador enfatizou importância da Reforma da Previdência

publicidade

Otimista, apesar da desconfiança de seu país com a situação econômica do Brasil. Assim, o embaixador da Alemanha, Georg Witschel se definiu durante reunião-almoço, nesta quinta-feira, no Plaza São Rafael, em Porto Alegre. No encontro, iniciativa da Câmara Brasil-Alemanha, Witschel falou sobre as perspectivas das relações entre as duas nações e seus interesses comuns.

Ele lembrou que, daqui a cinco anos, a imigração alemã completa 200 anos, o que reforça os laços, principalmente no RS, onde a presença germânica é bastante difundida. “Compartilhamos de muitos valores, como a busca pela paz e a democracia", citou.

A expansão das empresas de origem alemã no país foi destacada: “Quando cheguei ao aeroporto, nem parecia que estava em Porto Alegre, fiquei chocado”, recordou, elogiando o trabalho da Fraport, companhia alemã que administra o Salgado Filho. Se no passado, os compatriotas de Witschel tomaram o RS para trabalhar, o processo atual é inverso, disse.

Outro fato positivo citado foi a retomada das visitas entre as autoridades dos dois países. “A última vez, tinha sido entre Angela Merkel e Dilma Rousseff. Depois de três anos é que ministros alemães virão se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro. Isso é muito positivo. Estou otimista, porque acredito que as mudanças, principalmente na Previdência, ajudarão o país."


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895