Funcionários contaminados por surto de Covid no Hospital de Clínicas apresentam sintomas leves

Funcionários contaminados por surto de Covid no Hospital de Clínicas apresentam sintomas leves

Novo surto atingiu setor da instituição hospitalar de Porto Alegre durante esta semana

André Malinoski

publicidade

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre revelou o enfrentamento de novo surto de Covid-19 durante a semana. A diretoria da instituição comunicou à Vigilância Sanitária que foi identificado um novo surto em uma das unidades do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) Covid, localizado no Bloco B. Conforme informou o HCPA, oito funcionários testaram positivo e o início do problema ocorreu na quarta-feira passada.

“Em unidade do CTI Covid, permanecem oito casos positivos entre os funcionários. A profissional da área que estava internada na CTI apresentou melhora do quadro e recebeu alta, sendo transferida para enfermaria Covid. Os demais apresentam sintomas leves, recebendo acompanhamento ambulatorial do Serviço de Medicina Ocupacional”, informou a instituição neste domingo.

Na unidade de internação, no dia 15, um paciente com diversas comorbidades faleceu. Dessa maneira, subiu para seis o número de pessoas que perderam a vida no surto do hospital. Além dos seis óbitos, foram 19 casos na ala de internação e na creche que atende os filhos dos servidores, contabilizando seis contaminações entre funcionários e 13 entre pacientes já hospitalizados. Na unidade de internação, o surto está controlado. Não são registrados novos casos desde o dia 9 de setembro.

“Para o controle de uma sindemia como a que a gente vive a ferramenta importante que temos é a vacinação, que, a longo prazo, garante que menos pessoas fiquem contaminadas”, diz a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Cynthia Molina Bastos. “Mas até que esta vacinação esteja homogênea, a gente vai ter uma perpetuação de uma densidade de vírus importante, inclusive favorecendo novas variantes. O que precisamos fazer para evitar surtos de qualquer tipo, lugar e evento é ampliar a testagem e identificar o mais rápido possível pessoas com sintomas discretos, para que sejam isoladas e se controle a expansão”, explica.

Outros casos

O Hospital Nossa Senhora da Conceição revelou na terça-feira passada o fim do surto de Covid-19. No total, desde 4 de agosto quando teve início, 171 casos foram registrados – 97 aconteceram entre pacientes e 74 atingiram os profissionais de saúde. Até a última atualização foram 33 óbitos na instituição.

Por meio de nota, o Conceição informou que, “com o surto encerrado, está havendo o retorno dos procedimentos eletivos e serão discutidas com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre as outras medidas que foram adotadas.”

Por sua vez, o surto de Covid-19 também está controlado nas duas áreas em que foi detectado no Hospital Vila Nova no começo de agosto. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895