África do Sul afirma que superou onda de ômicron sem aumento significativo de mortes

África do Sul afirma que superou onda de ômicron sem aumento significativo de mortes

Conforme o país, a variante tem uma velocidade de transmissão maior que a delta, mas parece causar menos risco de hospitalização

AFP

Já detectada em uma centena de países, a ômicron tem uma velocidade de transmissão maior que a delta

publicidade

A África do Sul, país onde a nova variante de Covid-19 foi detectada em novembro, anunciou nesta quinta-feira ter superado o pico da onda causada pela ômicron sem notar um aumento significativo nas mortes. "Todos os indicadores sugerem que o país certamente ultrapassou o pico da quarta onda" da pandemia causada especialmente pela nova variante, muito mais contagiosa, afirmou a presidência em nota.

"Foi constatado um aumento marginal no número de mortes em todas as províncias", acrescentou a presidência, que anunciou a suspensão de restrições como o toque de recolher noturno. Na última semana, as novas infecções caíram quase 30% em relação à semana anterior, passando de 127.753 para 89.781. Também houve queda de internações hospitalares em oito das nove províncias. "Embora a variante ômicron seja altamente transmissível, as taxas de hospitalização têm sido menores do que nas ondas anteriores", disse a presidência.

Já detectada em uma centena de países, a ômicron tem uma velocidade de transmissão maior que a delta, mas, ao mesmo tempo, parece causar menos risco de hospitalização, de acordo com os primeiros estudos na África do Sul e no Reino Unido.

Mesmo assim, cientistas alertam que sua alta infectividade pode neutralizar essa aparente baixa virulência, causando também uma onda significativa de internações e mortes. "A velocidade com que a quarta onda ligada à ômicron cresceu, atingiu o pico e caiu é desconcertante. Um pico em quatro semanas e uma queda vertiginosa em duas", tuitou Fareed Abdullah, do Conselho Sul-Africano de Pesquisa Médica.

Enquanto muitos países multiplicam suas restrições a esta variante, o governo sul-africano decidiu suspender o toque de recolher vigente entre meia-noite e 04h00 da manhã, uma exigência do setor de lazer antes da virada de ano.

Mesmo assim, a presidência alerta que "o risco de aumento de infecções continua alto, dada a forte transmissibilidade da variante ômicron". A África do Sul é oficialmente o país mais atingido no continente africano, com mais de 3,4 milhões de casos e 91.000 mortes. Menos de 13.000 casos foram registrados nas últimas 24 horas, metade do pico de 26.000 alcançado nesta última onda.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895