Água limpa e quente surpreende veranistas no litoral gaúcho

Água limpa e quente surpreende veranistas no litoral gaúcho

Combinação de tempo bom em alto-mar e circulação de água mais aquecida explica transparência

Correio do Povo

Água limpa e quente surpreende veranistas no litoral do RS

publicidade

O aquecimento e a limpeza da água do Litoral Norte vêm surpreendendo os veranistas nesta temporada. A coloração chocolate ainda não apareceu neste verão. Nessa terça, o mar era parada obrigatória. O sol elevou a temperatura durante todo o dia. À tarde, chuviscou fraco, mas o vento forte afastou da orla quem ainda aproveitava o dia. 

A combinação do tempo bom em alto-mar associada à circulação de água mais aquecida explica a transparência do mar gaúcho na temporada. Por causa da baixa ondulação observada este ano, as ondas revolvem menos a areia que está no fundo, semelhante ao que ocorre em praias de enseada, como Cancun ou Florianópolis. O climatologista Francisco Eliseu Aquino, que retornou de pesquisas no continente antártico no final do ano, explica que uma anomalia no anticiclone de Santa Helena causou a elevação da temperaturas das águas da costa gaúcha. Esse anticiclone é responsável pelos ventos alísios e pelo Nordestão. “A intensificação desses ventos colabora para que mais água superficial aquecida apareça na costa”, afirmou. Segundo ele, o fenômeno que faz a alegria dos veranistas ocorre desde setembro do ano passado.

O anticiclone de Santa Helena é um centro de alta pressão atmosférica que influencia o clima do Estado. Ele localiza-se no Oceano Atlântico Sul. “Essa alta pressão colabora também para a umidade elevada principalmente na região litorânea. A proximidade com a encosta da Serra do Mar favorece a formação de nebulosidade e de precipitação.”

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895