Águas e ventos assustam - Outubro

Águas e ventos assustam - Outubro

Temporais seguiram causando alagamentos em todo o Estado

Gaúchos sofrem consequências das chuvas

publicidade

Lei antifumo é aprovada

O Rio Grande do Sul entrou definitivamente na luta contra o tabagismo em outubro de 2009. A Assembleia Legislativa aprovou, no dia 6, por 41 votos a dois, o projeto de lei que restringe o fumo e similares, derivados ou não do tabaco, em ambientes coletivos fechados no Rio Grande do Sul, sejam eles públicos ou sejam privados. Conforme o autor da proposta, deputado Miki Breier (PSB), a lei é mais flexível em relação à similar adotada no Rio de Janeiro, em São Paulo e Paraná, para manter empregos no setor fumageiro. O texto permite que se criem espaços específicos, com exaustão de ar, para uso de fumantes. A governadora Yeda Crusius sancionou a matéria em novembro.

Assalto em Anta Gorda

Uma quadrilha provocou pânico nos moradores de Anta Gorda, após assaltar uma agência do Banrisul no centro da cidade, no dia 19 de outubro. Os correntistas que estavam no banco na hora do assalto foram levados para a rua de mãos dadas e feitos de escudo. Após pegarem o dinheiro, o quinteto fugiu em um Astra prata, com três reféns e foram perseguidos pela polícia. O automóvel foi abandonado na localidade de Linha Quinta Barrônio, onde dois criminosos foram presos. Outros dois foram capturados dias depois e um permanece foragido. Os reféns foram libertados pelo bando na localidade de Barra do Zeferino, sem ferimentos.

Trabalhadores morrem soterrados em Caxias do Sul

Duas pessoas morreram após deslizamento de terra em uma obra em Caxias do Sul no dia 21. Gelson Antônio Silva, 36 anos, e Alcemir Carlos Pedroso, 38 anos, trabalhavam na construção de um muro de contenção, na rua 20 de Setembro, junto com outros quatro operários, quando o barranco de sete metros de altura desmoronou. Pelo menos oito toneladas de terra caíram sobre os dois operários, que morreram no local. O caso é investigado pela Polícia Civil.

Águas e ventos assustam

Os temporais do mês de outubro provocaram prejuízos em praticamente todas as regiões do Estado. O nível do Rio dos Sinos subiu assustadoramente, atingindo a marca de 6m30cm no início do mês. Dezenas de famílias foram deslocadas de suas casas em São Leopoldo. Na Capital e na região Metropolitana, houve transtornos no trânsito, em função de vias alagadas e semáforos danificados, além de quedas de árvores e postes de iluminação. Também foram registrados estragos nas cidades que fazem fronteira com Uruguai e Argentina, como Santana do Livramento e Uruguaiana.

Ventanias e temporais também atingiram moradores das regiões Centro e Sul do Rio Grande do Sul. Cerca de 30 casas foram danificadas em Santa Maria e Rio Grande enfrentou dias de falta de energia elétrica. No dia 15, ventos de até 120km/h foram registrados na região Norte gaúcha. Pelo menos 50 casas ficaram destelhadas em Pontão.

País/Mundo:
(fonte: AE)

Fundador do Afroreggae é assassinado no Rio

Morre no dia 17 um símbolo da luta pelo fim da violência no Rio de Janeiro. Evandro João da Silva, de 42 anos, um dos fundadores do AfroReggae, grupo que desenvolve projetos sociais com crianças em favelas. Silva foi assassinado a tiros em tentativa de assalto. Imagens do circuito interno das câmeras de segurança da agência bancária onde ocorreu a ação mostram Silva ainda agonizante, enquanto dois policiais, do lado de fora, omitem socorro à vítima, deixam os bandidos fugirem e ficam com o produto do roubo. Eles foram afastados da corporação e respondem a processo criminal e administrativo.

Provas vazam e MEC adia Enem

O ministro da Educação, Fernando Haddad, decide adiar as provas do Enem para dezembro, após reportagem do jornal "O Estado de S.Paulo" ter denunciado o vazamento do exame. A reportagem foi procurada por um homem que propôs entregar o conteúdo da prova em troca de R$ 500 mil. Após checar rapidamente o material, a equipe recusou a compra e confirmou a fraude em elementos repassados pelo próprio ministério. O esquema envolveu três funcionários da gráfica onde as provas foram impressas, além de um empresário e um DJ que intermediaram a venda do material ao jornal.

Mercedes Sosa morre em Buenos Aires

A música latino-americana perde uma de suas maiores expoentes no dia 4 de outubro, com o anúncio da morte de Mercedes Sosa, a cantora argentina conhecida como "La Negra" por seus longos cabelos escuros. Ela morreu em Buenos Aires, depois de ficar internada durante um mês em decorrência de problemas hepáticos. O velório levou milhares de pessoas ao Congresso Nacional, na capital argentina, para o último adeus a Mercedes, entre elas a presidente Cristina Kirchner, que declarou luto oficial de três dias no País.

Barack Obama ganha Nobel da Paz

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é agraciado com o Prêmio Nobel da Paz. A notícia surpreende a comunidade internacional e também o próprio Obama. A Comissão do Nobel justificou a decisão por causa dos "extraordinários esforços para fortalecer a diplomacia e a cooperação entre os povos" realizados pelo presidente norte-americano. Obama disse que viu o prêmio como "uma afirmação da liderança americana em nome das aspirações dos povos em todas as nações".

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895