Árvore "mais velha" britânica começa a mudar de sexo

Árvore "mais velha" britânica começa a mudar de sexo

Planta de 5 mil anos está no pátio de igreja na Escócia

AFP

publicidade

Uma árvore da Escócia, que teria cerca de 5 mil anos, começou a mudar de sexo, um fenômeno "raro" que os cientistas ainda tentam explicar as causas. O "Teixo de Fortingall", em Perthshire (Centro Escócia), foi catalogado por séculos como uma árvore masculina, mas o recente aparecimento de bagas sugere uma mudança de sexo, declarou nesta segunda-feira Max Coleman, um botânico no Royal Botanic Garden de Edimburgo.

"Este é um evento raro (...) e não completamente explicado", disse o cientista, que afirma que esta tendência poderia ser devido a uma mudança no equilíbrio hormonal do teixo. "O estresse ambiental é uma das coisas que pode ter causado" esse fenômeno, acrescentou. A árvore está saudável, e suas transformações terão nossa especial atenção", assegurou Max Coleman.

O teixo está no pátio de uma antiga igreja. Apesar de ser chamada pela imprensa britânica como a "árvore mais antiga" do Reino Unido, a sua idade exata ainda não foi determinada. Para dar uma avaliação, os cientistas compararam seu tamanho atual com as medidas tomadas há vários séculos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895