Árvores com risco de queda são retiradas do Parque Chico Mendes

Árvores com risco de queda são retiradas do Parque Chico Mendes

Moradores do bairro Mario Quintana reclamam do lixo acumulado na região

Mauren Xavier

Prefeitura retirou árvores que corriam o risco de queda no parque

publicidade

Um serviço de manejo de árvores no Parque Chico Mendes, no bairro Mario Quintana, em Porto Alegre, gerou preocupação entre moradores e usuários do local. Porém, o trabalho, realizado há algumas semanas, teve como finalidade a retirada de árvores que corriam o risco de queda.

Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), o trabalho ocorreu nos eucaliptos localizados próximos às ruas Sargento Sílvio Delmar Hollenbach e José Pereira de Borba, que fazem o contorno do Parque. A área verde tem caminhos internos, além de quadra de esportes e espaços para refeições.

Os serviços de manejo da arborização são importantes exatamente para retirar árvores que estão com risco. Por exemplo, havia alguns eucaliptos com dano interno no tronco, o que compromete o estado da árvore, representando risco de queda, mesmo que aparentemente do lado de fora elas não aparentem.

Ao todo, a ação feita por funcionários da secretaria resultou na remoção de 14 árvores secas, mortas ou irrecuperáveis. Além disso, foi realizada podas para desobstrução dos passeios. Os serviços envolveram oito funcionários e dois caminhões.

Em geral, os vegetais suprimidos são encaminhados à Estação de transbordo do DMLU na Lomba do Pinheiro, onde o material orgânico é separado e grande parte vira adubo. O serviço de poda e de remoção auxilia ainda na melhora visual no parque, garantindo também maior segurança de quem frequenta o parque.

No final de maio, por exemplo, os funcionários identificaram a presença de foco de incêndio criminoso em um eucalipto. O fogo foi controlado, mas durante a madrugada os vândalos voltaram ao local e novamente colocaram fogo à árvore.




Lixo

Os usuários e moradores do entorno do Parque Chico Mendes, na zona Norte de Porto Alegre, enfrentam frequentemente com problemas de lixo deixado na rua. Um dos pontos críticos, segundo moradores, é na rua Irmão Idefonso Luiz, praticamente na frente da entrada principal do parque.


Ponto crítico do lixo na região fica rua Irmão Idefonso Luiz, praticamente na frente da entrada principal - Foto: Alina Souza

No local, há um terreno aberto, onde os resíduos são despejados de maneira irregular. O lixo era formado tanto por restos de móveis, como madeiras de guarda-roupa, e de alimentos e itens de higiene. Um dos moradores, que preferiu não se identificar, disse que o problema é constante.

A situação foi repassada à Secretaria de Serviços Urbanos de Porto Alegre, que verificará a situação com a equipe técnica. Denúncias foram despejo irregular de lixo devem ser feitas pelo telefone 156, da prefeitura, informando o local.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895