Ônibus e trens circulam em horários reduzidos a partir desta terça-feira

Ônibus e trens circulam em horários reduzidos a partir desta terça-feira

Diminuição na frota será de 9%

Correio do Povo

Tabela de verão dos coletivos entra em vigor nesta terça-feira

publicidade

A partir desta terça-feira, entrará em funcionamento a tabela de verão no sistema de ônibus da Capital. Ela se estende até 25 de fevereiro e resultará em 9% na redução de viagens. A estimativa é que o número de passageiros fique reduzido em 23%.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) será responsável pelo monitoramento do atendimento das linhas e realizará ajustes, caso necessário. Os usuários podem enviar dúvidas, reclamações ou sugestões pelo número 118, Fala Porto Alegre 156 ou no site da EPTC.

As linhas alimentadoras escolares, que realizam o transporte de estudantes até as escolas, não deverão ter as tabelas alteradas devido à recuperação das aulas previstas para o período. Como algumas escolas da rede pública estadual optaram por fazer, em janeiro, a compensação dos dias letivos perdidos durante a greve e outras, em fevereiro, a demanda foi avaliada pontualmente por região. As linhas que apresentam maior movimento também não terão redução de horários. Além disso, os primeiros e últimos horários serão mantidos. As tabelas horárias estarão disponíveis no site a partir desta terça-feira.

Trensurb

Os trens também terão mudança na tabela horária a partir desta terça-feira. Nos horários de pico, 22 veículos irão circular, diferentemente dos 24 usuais, totalizando 264 viagens nos dias úteis. Os horários de domingo não serão alterados.

O menor intervalo de tempo entre as viagens é de 4 minutos entre às 7h30 e 7h54, sentido Mercado-Sapucaia, e entre as 6h32min e às 7h12min no sentido contrário. Os passageiros terão que esperar por mais tempo os trens na primeira e última hora de operação. Entre as 5h e 5h45min, o intervalo entre os veículos é de 15 minutos, sentido Mercado-Novo Hamburgo. O mesmo tempo de espera ocorre entre as 22h56min e às 23h25min, no sentido contrário.

Aos sábados, o intervalo dos trens pode chegar a 17 minutos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895