"Ônibus estava entrando na casa e eu saindo", diz morador de Igrejinha

"Ônibus estava entrando na casa e eu saindo", diz morador de Igrejinha

Morador conta como foi acidente que deixou um morto e seis feridos

Correio do Povo

Além do condutor, outras 5 pessoas ficaram feridas

publicidade

O homem que estava na casa invadida por um ônibus nesta sexta-feira, em Igrejinha, conta que escapou por pouco de ser atingido pelo veículo. O eletrotécnico Leandro Dettmer, de 33 anos, havia voltado de viagem na noite dessa quinta-feira e nesta manhã, pouco depois das 6h, sua mulher saiu para o trabalho e a filha de 11 anos para a escola. Ele continuou dormindo no quarto localizado na parte frontal da residência e foi acordado pelo barulho da buzina do coletivo e pelo som da colisão contra o muro.

"Escutei uma buzina bem forte, aí ouvi um estrondo e saí correndo, engatinhando. O ônibus estava entrando na casa e eu saindo", falou. Dettmer conseguiu escapar pela porta dos fundos e depois voltou para ajudar os feridos. A casa onde a família mora há 14 anos ficou pela metade, sendo que a parte que permanece inteira está inclinada, ameaçando cair. O morador diz que não tem como continuar no local e deverá se mudar.

Pouco depois das 6h30min, o motorista do ônibus da Viação Igrejinha, que realiza o transporte de funcionários da indústria calçadista Picadilly, perdeu o controle do veículo em uma descida na avenida Fernando Ferrari e atingiu a casa na rua Pedro Kehl, no bairro Viaduto. A passageira Rute da Luz, de 63 anos, ficou presa às ferragens e acabou morrendo. Segundo o filho da vítima, Adelmo da Luz, de 35 anos, a mãe já havia reclamado de problemas nos freios em pelo menos duas ocasiões. A vítima, que morava em Taquara, era cozinheira de uma empresa terceirizada.

Conforme a Guten Appetit Alimentação e Serviços, responsável pelo refeitório da indústria calçadista, os funcionários haviam reclamado anteriormente de problemas no transporte. A Viação Igrejinha foi contatada e, há mais de um mês, trocou o ônibus e o motorista, segundo a Guten.

Seis pessoas ficaram feridas

Além do condutor do ônibus, cinco pessoas ficaram feridas. O motorista Tiago Daniel Wagner, de 25 anos, com traumatismo craniano e a passageira Ângela Cristina Breidenpach, de 30 anos, com fratura no maxilar, foram transferidos ao Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre. Os demais sofreram ferimentos leves e recebem atendimento no Hospital Bom Pastor, no município.

O titular da Delegacia de Polícia do município, delegado Fabiano Luiz de Andrade Berdichevski, conta que irá abrir inquérito para apurar as causas e os responsáveis pelo acidente. Uma perícia no ônibus deverá constatar se houve falha nos freios.

Veja a lista dos feridos no acidente:

- Rosângela Quintana Martins, de 53 anos
- Lizete Filipini, de 59 anos
- Adriana Alves de Lima, de 37 anos
- Marilei Rufino Pinheiro, de 47 anos
- Ângela Cristina Breidenpach, de 30 anos (teve fratura no maxilar e foi transferida para o Hospital Cristo Redentor, na Capital)
- Tiago Daniel Walder, de 25 anos (motorista, sofreu traumatismo craniano e foi levado ao Cristo Redentor)



Ônibus destriu grande parte da casa, porém morador conseguiu escapar / Foto: Cristiano Estrela

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895