Após reunião na madrugada desta quarta-feira, a Brigada Militar anunciou as medidas para garantir o transporte coletivo em Porto Alegre. Depois de cinco ônibus e uma lotação serem queimados por criminosos na zona Sul, as entidades definiram que patrulhas da BM vão fazer ações desde as 7h, a partir das garagens das empresas, com o objetivo de coibir novos ataques.
As patrilhas da BM devem providenciar segurança nas saídas das garagens e chegada ao Centro. As linhas sofrem alterações no itinerário e não devem sair das vias principais para entrar nos bairros onde ocorreram ataques. Motoristas e cobradores, por sua vez, informaram que só deixarão as garagens se a segurança for garantida.
Seis veículos de transporte de passageiros foram alvos de ataques ao longo da noite de terça-feira. Pontos de Cavalhada, Restinga e Vila Nova tiveram incêndios. Às 22h45min, todas as linhas de ônibus da zona Sul foram suspensas.
A Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) publicou nota fazendo um apelo por ações coordenadas de segurança. A ATP "Entende a necessidade de uma ação conjunta entre os poderes constituídos e demais envolvidos", relatou.
"A entidade acredita que deve haver um esforço de atuação e estratégia entre todas as partes – Poderes Municipal e Estadual, Secretaria de Segurança, Brigada Militar, EPTC e empresas de ônibus – para que se encontre uma efetiva forma de identificar e punir os responsáveis", salientou.
Ônibus voltam a circular às 7h sob escolta da BM, mas com restrições
Seis veículos foram incendiados em noite de terror na zona Sul